Alunos da rede municipal conferem livros

Vivian Guilherme

Alunos da rede municipal conferem livros

Nunca se leu tanto no mundo. A premissa pode parecer controversa, mas é um fato. O aumento no consumo de tecnologia, sobretudo com os smartphones, impulsionou o uso de redes sociais e aplicativos que facilitam a comunicação que, em todas as opções o contato, é realizado da mesma forma: através de textos.

Ao contrário do que se prega, há também espaço para o papel. Dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) mostram que a venda de livros no Brasil cresceu 3,3% nos primeiros oito meses de 2015, em comparação ao ano anterior. Foram mais de 24 milhões de livros vendidos em oito meses deste ano, com média de 3 milhões por mês e cerca de 100 mil livros por dia.

Brasil é um país de bibliotecas

São mais de 6 mil bibliotecas municipais em atividade no Brasil em 2015. Os números são do Ministério da Cultura e não incluem as bibliotecas instaladas em universidades, salas de leitura em escolas ou equipamentos estaduais e federais. Em comparação à América Latina, o Brasil é o segundo país em número de bibliotecas, ficando atrás apenas do Chile, que conta com 7.716 equipamentos, de acordo com levantamento realizado pela OCLC.

Apesar dos números motivadores, quando comparados a países como Estados Unidos é possível visualizar a grande disparidade entre as regiões. Os Estados Unidos contam com 103.640 bibliotecas, quase 17 vezes o volume de espaços no Brasil.

Rio Claro está entre as cidades com mais bibliotecas

Em Rio Claro, interior de São Paulo, podem ser encontradas cinco bibliotecas municipais, sem contar os acervos das universidades, do Projeto Livro Vivo e espaços estaduais/federais. A oferta figura entre 10 maiores do Estado de São Paulo, mais especificamente a oitava cidade do estado em número de bibliotecas estaduais, ficando à frente de grandes metrópoles como Campinas, por exemplo.

 

Na região, Rio Claro está em disparado à frente das cidades próximas que, em sua maioria, contam com uma ou duas bibliotecas municipais.

 

Opções para a leitura não faltam

Confira as bibliotecas disponíveis em Rio Claro:

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Novo plantão de vacinação será realizado amanhã

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%