Vivian Guilherme

Em fase final de produção, o livro ‘8 Décadas de Jornal Cidade de Rio Claro: Patrimônio Cultural’ resgata a história do jornal que já faz parte da vida dos rio-clarenses. A obra, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, traz um recorte das principais notícias publicadas no jornal em seus 83 anos de existência na Cidade Azul.

O diretor financeiro do Jornal Cidade, Luis Augusto Magalhães, lembra que se trata de um livro histórico que marca a trajetória dessas oito décadas do Jornal Cidade. “O leitor pode esperar um livro cheio de notícias importantes não só de grandes acontecimentos de 1934 até os dias atuais de nossa cidade e região, mas também diversos fatos da história do Brasil e do mundo contados pelos jornalistas do Jornal Cidade em cada período desta história.”

Segundo Luis Augusto, a ideia para a produção do projeto surgiu depois da execução do livro da “Acirc, 90 anos de história”, publicado em 2012, que contou um pouco da história do comércio da cidade e da própria associação comercial. “A partir daí começamos com a ajuda da Acirc, que foi fundamental nesta história para conseguirmos captar recursos para a execução do livro”, explica.

O diretor financeiro ressalta o apoio primordial da empresa Arteris, que entrou como patrocinadora do projeto. “Gostaria também de agradecer, além da Acirc em nome do presidente Secreta, à Libertan Projetos Culturais, que por meio da Larissa Carnecine de Oliveira conseguiu fazer os trâmites legais para execução do livro, e aos jornalistas responsáveis pela execução do trabalho de pesquisa no Arquivo Público, em nome do Lourenço Favari, que comandou a equipe. Nosso muito obrigado”, completou Luis Augusto.

A superintendente do Arquivo Público de RC, Monica Frandi Ferreira, conta que, em breve, as edições antigas do JC serão digitalizadas pela autarquia. Segundo ela, alguns equipamentos necessários já estão disponíveis e o trabalho deve ser iniciado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.