Laura Tesseti

Algumas linhas de ônibus da cidade de Rio Claro estão gerando muitas reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo. A reclamação atinge diversos pontos da cidade e costuma ser embasada no mesmo motivo: o número de passageiros dentro dos ônibus.

A usuária Simone Mendonça relata que, quando o circular chega a seu bairro, a dificuldade seria até mesmo para entrar no veículo. “Moro no Jardim Paulista II. O ônibus faz Paineiras e Santa Eliza, quando chega ao Paulista II, não tem nem como entrar no ônibus. Antes era bom, pois a linha fazia Paineiras e vinha no Paulista II, agora só transtorno, sempre atrasado e lotado”, conta. Priscila Ribeiro fala sobre a linha que passa pelos bairros Jardim Novo e Inocoop. “Está cada vez pior, encontramos sempre o ônibus muito lotado.”

Muitos usuários apontam a linha do bairro Santa Eliza como a que gera mais insatisfações e sugerem um carro extra nos horários de pico ou até mesmo uma linha própria para o bairro. “Na linha que passa pelo Paineiras e pelo Santa Eliza, durante esse horário de pico, quando os ônibus ficam lotados, minha sugestão seria ônibus extra ao menos nesses horários. Mas o melhor mesmo seriam linhas separadas”, fala Simone Aparecida Silva. E Milena Máximo divide a mesma opinião. “Acho que o Santa Eliza tem que ter uma linha própria, porque quando tenho que usar o ônibus já vem lotado e fico em pé com meu bebê de colo.”

Linhas

Questionada, a empresa Rápido São Paulo solicitou ao JC o nome das linhas e relatou que todos os ônibus possuem câmeras e relatórios são feitos constantemente para tratar sobre a situação da ocupação dos veículos. O responsável pela empresa salientou que os horários em que as reclamações acontecem são sempre em horários de pico, quando o movimento é grande e o número de passageiros que os carros levam, todos os dias, está de acordo com o que manda a legislação de trânsito.

Outras linhas que também são alvos de constantes reclamações são as que atendem o Distrito de Ajapi. Segundo a empresa, em algumas situações, é inviável a colocação de outro veículo, pois mesmo com muitos passageiros não existem usuários suficientes para a instalação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.