Glaucio de Oliveira está internado no HFC de Piracicaba

Ednéia Silva

No dia 3 de julho, o Jornal Cidade publicou matéria contando a história do jovem Gláucio Felipe Gravi de Oliveira, que está internado no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba à espera de um respirador mecânico (BIPAP – Bilevel Positive Pressure Airway) para voltar para casa.

Sensibilizado com o caso, um advogado de Rio Claro, que não quis ter seu nome divulgado, impetrou mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública de Rio Claro com pedido de liminar contra a Fundação Municipal de Saúde para concessão do equipamento. O juiz Cláudio Luís Pavão acatou o pedido e concedeu liminar em favor do requerente.

No mandado de segurança, o advogado afirma que o requerente é portador de distrofia fascio-escapulo-umeral (CID G71.2) e precisa do BIPAP para sobreviver, “cujo fornecimento foi ilegalmente negado pela autoridade impetrada”.

Glaucio de Oliveira está internado no HFC de Piracicaba
O jovem Gláucio Felipe Gravi de Oliveira aguarda por um respirador para deixar o hospital

Em seu despacho, o juiz ressalta que “a liminar deve ser concedida, pois a documentação encartada com a inicial comprova a necessidade do aparelho para garantir o direito à vida do impetrante e a recusa de fornecimento pela impetrada. Caso não concedida a liminar, existe o risco de ineficácia da medida ao final”.

Diante do exposto, o juiz deferiu o pedido de liminar e ordenou que a Fundação Municipal de Saúde que forneça o equipamento sob pena de incidência de multa diária de R$ 1.000,00 até o montante de R$ 10.000,00. A decisão foi proferida no dia 6 de julho.

Vera Lúcia de Oliveira, mãe de Gláucio, conta que o filho está ansioso para deixar o hospital. Ele recebeu alta médica há mais de um mês, mas não pode voltar para casa sem o aparelho. Depois que a história foi divulgada, a família recebeu algumas ofertas de ajuda, mas o aparelho ainda não foi comprado. A mãe espera que a situação possa ser resolvida com a liminar.

A reportagem procurou a Fundação de Saúde para saber se a autarquia já tinha sido notificada pela Justiça e se iria cumprir a liminar. Os questionamentos não foram respondidos.

Em nota, a assessoria de imprensa da autarquia informou que “acompanha a situação deste paciente e, recentemente, designou uma comissão de profissionais para avaliação ‘in loco’. Sobre a liminar, o assunto foi entregue ao Departamento Jurídico para as devidas providências”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.