Imagem ilustrativa

Impactos na eficiência dos serviços, riscos ambientais e à saúde da população são alguns dos possíveis problemas ocasionados por ligações irregulares nas redes de esgoto. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, alerta que as irregularidades em ligações de esgoto podem prejudicar o bom funcionamento das redes da cidade, e comprometer a eficiência dos serviços de coleta e tratamento do esgoto à própria população. 

Uma prática muito comum é o lançamento incorreto da água pluvial, proveniente da chuva, nas redes de esgoto. Quando isso acontece, o sistema de esgotamento sanitário fica sobrecarregado e perde a eficiência.    

Essas ligações inadequadas – muitas vezes causadas por desconhecimento da população - são proibidas por lei e passíveis de punições. No estado de São Paulo, o decreto 12.342/78, artigo 19, determina essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas distintas, separando a água de chuva e dos esgotos gerados nos imóveis. 

Assim, o bom funcionamento das redes de esgoto é um trabalho que deve ser feito em parceria com a população. “É importante que haja a conscientização que as redes de esgoto e as galerias de águas pluviais, mais conhecida como águas de chuvas, são sistemas diferentes e independentes. Por isso, solicitamos que os clientes verifiquem como está a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial e, caso identifiquem que as redes estão interligadas, refaçam a instalação corretamente, mantendo as redes separadas”, explica Alexandre Leite, gerentes de operações da BRK em Rio Claro. 

Promover a correta ligação do imóvel à rede de esgoto é uma ação de responsabilidade muito importante para a preservação do meio ambiente e da saúde pública. Isso porque o uso irregular das ligações e redes de esgoto compromete a estrutura física do sistema, gera riscos no tratamento do esgoto, provoca danos ambientais e pode ocasionar retorno do esgoto às residências dos moradores, especialmente em períodos de chuvas intensas.

A concessionária, que investe nos serviços de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, alerta e orienta os moradores quanto aos perigos das ligações irregulares, bem como da destinação de resíduos sólidos nas tubulações.  

Quando qualquer indício de irregularidade é identificado pela BRK, o responsável é orientado para a correção necessária e recebe um Termo de Ocorrência de Irregularidade, com as possíveis sanções e prazos para que o problema seja regularizado. 

Atendimento 24h  

A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária. 

Os clientes podem acionar a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.