O resultado de uma eleição pode ser definido com a diferença de apenas um voto. Conforme orienta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comparecer às urnas é o principal dever do eleitor, pois a escolha de cada um impacta na vida de todos. “Já o principal direito é poder escolher o candidato livremente”, destaca.

Orientando sobre a importância de votar e exercer a cidadania neste momento, o presidente da 4ª subseção da OAB-Rio Claro, Mozart Gramiscelli Ferreira, reforça que a escolha do(a) futuro(a) prefeito(a) e os representantes do povo no parlamento municipal deve ser feita de forma consciente e respeitosa. “O ato de votar é sagrado, a partir dele faremos, ou não, as mudanças de que precisamos. Importante o voto consciente, em candidatos comprometidos com pautas voltadas ao bem comum e em candidatos honestos. População de Rio Claro, não venda o seu voto, não se corrompa, nem aceite troca de favores pelo seu voto. Denuncie ações ilícitas de candidatos corruptos”, observa o advogado.

À frente da maior entidade representativa do setor industrial na América Latina e que atua em defesa da indústria paulista, Anselmo Ariza Quinelato, diretor titular do Ciesp Rio Claro (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), defende que o eleitor precisa votar com consciência política após a análise criteriosa das propostas dos candidatos.

“A maior arma de combate à corrupção é o voto livre e consciente. No próximo domingo, antes de votar, analise as propostas, converse com amigos e veja quais apresentam as melhores soluções para sua comunidade e para nossa cidade. Fique atento, denuncie irregularidades e boa votação”, sugere Quinelato.

Outra importante liderança local, Antonio Carlos Beltrame, que está à frente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), lembra que votar é um ato de cidadania, sendo preciso exercitar esse direito com consciência.

“É preciso votar em candidatos com as melhores propostas para Rio Claro. Não se deixe enganar por propagandas bonitas, músicas atrativas, observe as propostas do candidato. Se elas te agradam, vote nele”, conclui Beltrame.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.