Foto mostra resíduos espalhados próximos à lixeira e em calçada no Jardim São Paulo

Carine Corrêa

Foto mostra resíduos espalhados próximos à lixeira e em calçada no Jardim São Paulo
Foto mostra resíduos espalhados próximos à lixeira e em calçada no Jardim São Paulo

A desfasagem na relação da comunidade urbana com o meio ambiente reflete através de algumas atitudes que podem ser vistas nos bairros da cidade: lixos espalhados pelas vias públicas, o espaço destinado ao uso de todos os munícipes.

No Jardim São Paulo, uma moradora registrou por imagem resíduos domésticos espalhados ao redor de uma lixeira, em um terreno na Avenida 18. Rosmeire Alexandra Azorli chegou a fazer a denúncia da infração ambiental na Ouvidoria da Prefeitura, através do 156. “Estive na Prefeitura nessa quarta-feira (22) e fui informada que o caso está na Secretaria de Meio Ambiente. Não sei qual será o rumo dessa situação, já que a lixeira está em lugar aberto”, observa. Rosmeire ainda comenta que os resíduos acabam atraindo animais de grande porte naquela região. “Outra esquina também está com uma grande quantidade de lixo. Encontrei até um colchão abandonado no local”, acrescentou.

Na Rua 22, entre as Avenidas 10 e 12, no Jardim Claret, o leitor Márcio Ferreira se queixa da falta de um passeio aos pedestres. “O descuido com a manutenção da área verde nesta região acaba obstruindo a passagem dos pedestres, que já sofrem com a falta de calçadas”, reclama.

Miguel Rinaldo denuncia o mesmo problema. Ele ainda acrescenta que os pedestres acabam circulando nas ciclofaixas em virtude da ausência de um espaço adequado para a sua circulação. “Além disso é preciso uma manutenção mais frequente nesta área”, reforça.

Prefeitura

No tocante ao lixo, a Prefeitura relembra que jogar lixo em locais inapropriados é proibido por lei e gera multa ao infrator, desde que lavrado flagrante ou mediante denúncia que identifique o autor. “O trabalho de fiscalização é feito em conjunto pela Sepladema e Polícia Ambiental. Para denunciar alguém fazendo descartes irregulares, basta ligar para a fiscalização, na Sepladema, pelo telefone 3522-1981”, encaminhou em nota.

Já a limpeza de terrenos particulares é de responsabilidade dos proprietários. A limpeza dos terrenos baldios particulares também é de responsabilidade dos proprietários e, no caso de donos faltosos, a Prefeitura faz o serviço e manda a conta. Sobre a questão dos pedestres no Jardim Claret, a municipalidade não se posicionou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.