A leitora Tatiana Spica enviou seu relato de câncer para o JC

Lucas Calore

A leitora Tatiana Spica enviou seu relato de câncer para o JC
A leitora Tatiana Spica enviou seu relato de câncer para o JC

A campanha Outubro Rosa surgiu para reforçar a atenção quanto ao câncer de mama, uma das maiores causas de morte entre a população feminina. As mulheres que são diagnosticadas com a doença passam por delicados momentos para enfrentar este período tão difícil.

Foi assim com a leitora do JC, Tatiana Spica. A sua luta contra o câncer começou em 2006, quando estava com apenas 27 anos. Ela percebeu um nódulo na mama durante o banho. Assustada, no dia seguinte procurou um médico e, após vários exames, foi confirmada a doença.

A partir de atendimento no SUS de Rio Claro, Tatiana foi encaminhada ao Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. “Fui muito bem acolhida, mas meu sofrimento maior era o psicológico, afinal eu não me conformava que eu estava com câncer de mama. Não queria aceitar que eu teria que passar por vários processos para que eu pudesse chegar onde eu estou hoje. Mas coloquei na minha cabeça o seguinte: ‘eu não vou deixar esse câncer me vencer’”, conta a leitora.

Tatiana passou por uma equipe especializada em saúde da mulher, na qual foi decidido fazer a mastectomia radical (retirada total da mama). “Quando eu soube da decisão da equipe, perdi o chão, só chorava e queria muito no momento morrer logo para ficar livre de tudo por que estava passando.”

A leitora enfrentou uma cirurgia que durou seis horas, sendo que na primeiro foi realizada a mastologia e depois uma segunda equipe reconstruiu a mama. Mas a luta contra a doença estava apenas começando. Nos cinco anos seguintes, Tatiana enfrentou várias sessões de quimioterapia e hormonioterapia.

“Sofri muito, me revoltei contra Deus. Mas hoje eu estou aqui, aos 36 anos, contando um pouco do que passei. Pedi perdão a Deus por te me revoltado, hoje eu sei quanto vale a pena lutar, lutei porque queria ver meu filho crescer, pois na época ele tinha 9 anos”, diz.

“Essa doença mexe com a estrutura de toda a família, pois muitas vezes nem sabem como lidar com a situação e acabam sofrendo junto. Hoje sou feliz, meu filho está com 17 anos, tenho um emprego que eu adoro, estou curada, viva”, finaliza.

ENVIE SEU RELATO

O Jornal Cidade de Rio Claro convida os leitores e leitoras a enviarem seus relatos de luta contra o câncer de mama, próstata e qualquer outro tipo da doença.

Envie um relato de até 15 linhas, com uma foto, para o e-mail [email protected] contando para nós de que maneira o câncer foi enfrentado por você e sua família e quais as mudanças que aconteceram na sua vida a partir do diagnóstico.

A sua participação é muito importante. Contamos com o seu contato. Tire dúvidas no WhatsApp (19) 9-9941-4200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.