Vivian Guilherme

Nesse domingo, dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completou dez anos. Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores do mundo para combater a violência contra a mulher, a Lei ganhou notoriedade nacional e, segundo pesquisa, apenas 2% da população brasileira nunca ouviu falar na legislação.

Apesar da grande divulgação da Lei Maria da Penha, a punição e denúncia dos casos em que a mulher é vítima ainda está longe de ser uma realidade. O Ministério Público de São Paulo destaca dados alarmantes, como um estupro a cada 12 segundos e que cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos.

Essa realidade de violência extrema contra a mulher não está tão distante da região. Afinal, apenas neste ano, Rio Claro registrou casos chocantes de violência contra a mulher, resultando até mesmo em mortes. Houve ainda registro de agressão em Itirapina, mas foi Santa Gertrudes a cidade que mais estampou o noticiário regional em 2016.

Em Santa Gertrudes, dois casos registrados apenas neste ano chamaram bastante a atenção. Um deles resultou na morte de Edna Siqueira Alves, 40 anos, no mês passado. Ela foi assassinada com dois disparos de arma de fogo. Os policiais não descartaram provável caso de crime passional. Outro caso, foi de uma menina de 16 anos, que estava em cárcere privado e sofria tortura do namorado, no bairro Jequitibás, em abril deste ano.

Ainda há dados alarmantes quanto ao número de estupros registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado nas cidades da região. Em sua maior parte praticado contra mulheres e menores, somente em 2015 foram 64 estupros na região. Nos primeiros seis meses de 2016 foram registrados 29. Em Rio Claro, dois casos chocaram a população, um praticado contra uma menor ao sair de uma festa funk e outro contra uma idosa de 83 anos.

DISQUE DENÚNCIA 180

O disque denúncia nacional 180 da Secretaria de Políticas para as Mulheres apontou um crescimento de 44,7% no número total de registros relacionados à violência contra a mulher.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.