Divulgação 

Rio Claro está confirmado como sede do Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo, em abril do ano que vem. O evento foi lançado oficialmente quinta-feira (26) na capital paulista. “É um sinal do prestigio que Rio Claro começou a recuperar neste ano”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando o trabalho do secretário de Saúde, Djair Francisco. “O congresso também mobilizará as redes hoteleira e de alimentação do município, além de trazer novas e importantes informações que vão melhorar ainda mais a saúde em Rio Claro e das cidades participantes”, acrescenta.
O secretário de Saúde rio-clarense destaca que, excetuando Campinas, essa será a primeira vez que um município desta região sedia o congresso, que chega em 2018 à 32ª edição. “Estimamos que cerca de 1500 pessoas devam vir a Rio Claro para o congresso”, prevê, explicando que o encontro é dirigido aos gestores das 645 cidades do Estado de São Paulo.
A comissão organizadora do evento, formada por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhou Juninho e Djair ao evento em São Paulo, no qual também esteve presente o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Carmino de Souza, titular da pasta municipal em Campinas.
A realização do congresso em Rio Claro também reflete a nova postura do município em relação à saúde, que passou a ocupar papel prioritário para a administração municipal a partir deste ano. A prefeitura criou o programa Mais Saúde, com várias ações. Entre elas, a retomada de obras de Seis Unidades de Saúde da Família que foram abandonadas no governo anterior, o programa Farmácia Todo Dia, com distribuição de remédios gratuitos também aos finais de semana e feriados e o Espaço Mais Saúde, complexo médico-hospitalar onde estão sendo realizados consultas, exames e cirurgias de pequena e média complexidades com o objetivo de reduzir a fila de espera na rede municipal de saúde, que tem pacientes aguardando por atendimento desde 2014.