Quem transita à noite pelo Jardim Paulista 1, em Rio Claro, percebe a diferença. As ruas e avenidas estão mais iluminadas e seguras devido à substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de led. O trabalho da prefeitura no bairro foi concluído e outros seis estão recebendo a melhoria. “Já levamos a iluminação pública com led a grandes espaços públicos como o Jardim do Centro e o Lago Azul, agora estamos intensificando essa iniciativa em bairros e locais movimentados”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. “Mais iluminação significa mais segurança, inclusive para motoristas que dirigem à noite”, acrescenta.

Na fase inicial do trabalho as substituições foram feitas nas vias principais do Jardim Inocoop, Chácara Lusa, Jardim Paulista 1, Vila Anhanguera, Nova Veneza, Benjamin de Castro e Residencial dos Bosques. Agora o serviço está sendo realizado nas demais vias públicas desses bairros.

A substituição envolve 600 lâmpadas e é feita em parceria com a construtora ForCasa. Estão sendo retiradas lâmpadas de sódio de 70 watts e 250 watts e colocadas lâmpadas equivalentes a 60 watts e 120 watts de led, que têm maior fluxo luminoso e, por isso, iluminam mais. De acordo com estimativas da prefeitura, a economia é de 40% no consumo de energia, outra importante vantagem das lâmpadas de led.

“Desde o início de nossa administração trabalhamos pela eficiência energética e pela economia dos recursos públicos, sempre buscando alternativas mais econômicas, e o uso das lâmpadas de led são um avanço importante nessas duas frentes”, acrescenta o prefeito Juninho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.