Lago municipal é revitalizado em Santa Gertrudes

179

Laura Tesseti

O espaço foi completamente reformado pela administração pública. Quiosque, bancos e novo paisagismo foram instalados no local; a população realizou um abaixo-assinado para as obras
O espaço foi completamente reformado pela administração pública. Quiosque, bancos e novo paisagismo foram instalados no local; a população realizou um abaixo-assinado para as obras

A revitalização e a construção de um novo espaço para o lago municipal em Santa Gertrudes já entraram em sua fase final. Localizado na Rua 4, esquina com a Avenida 5, no Centro, dentro do Parque Municipal “Rui Raphael da Rocha”, o lago passou por um processo de desassoreamento e pela retirada de diversas plantas invasoras.

Segundo informações de moradores da região, um abaixo-assinado foi elaborado para que providências fossem tomadas em relação ao local, pois a situação não andava nada bem.

“Antes não conseguíamos ver o outro lado do terreno, sem falar na quantidade de ratos que passavam por aqui constantemente”, fala Agnaldo Claudino, que reside na Avenida 5.

O mato no local também era alto, sem falar no mau cheiro, que incomodava não só quem habita por ali, mas até mesmo as pessoas que só passavam ao lado do lago.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes, após a etapa estrutural, o lago recebeu mais água e foi realizado o plantio de grama no entorno. Mudas e árvores ainda serão plantadas.

A instalação da iluminação no espaço já está concluída e as lâmpadas são de led, o que gera economia aos cofres públicos. Um quiosque, diversos bancos de madeira e flores foram colocados ao redor do lago, para que a população possa aproveitar melhor o espaço.

As obras aconteceram em aproximadamente três meses e a inauguração oficial acontecerá no dia 15 de agosto, às 14 horas. “Agora ficou muito bom, estamos muito felizes com a situação do lago, e esperamos que as pessoas o conservem, pois não é só para nós, mas sim para nossos filhos e netos também”, avalia Claudino.

O horário de funcionamento do espaço será das 8 às 20 horas, durante todos os dias da semana..

Lago no Jequitibás III

Ainda segundo a assessoria, a administração também está trabalhando na viabilização de um lago no bairro Jequitibás III. O projeto está sendo desenhado de modo que a população tenha acesso a uma área de lazer onde todos poderão usufruir, inclusive com brinquedos para as crianças e espaços para atividades físicas, com pista de caminhada, bancos e quiosques.

O espaço também tem como objetivo ser um reservatório de água, pois com os constantes problemas que diversas regiões do Brasil vêm enfrentando com a falta de água e a dificuldade no abastecimento, o novo lago pode ser uma saída para ampliar os recursos de abastecimento.

“Sabe-se que hoje em dia os rios vêm sendo comprometidos pela queda na qualidade da água, bem como os níveis estão abaixo do indicado, o que compromete a captação de água e tratamento. Com esse lago queremos ter mais uma opção de fonte de recursos hídricos, bem como oferecer à população um espaço de lazer e entretenimento”, finalizou a administração pública.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: