Laerte Patrocínio Orpinelli morreu na penitenciária de Iaras. (foto: Divulgação).

Esta primeira semana do ano de 2023 foi marcada pelos 10 anos da morte de Laerte Patrocínio Orpinelli, que ficou conhecido como “maníaco da bicicleta” por raptar, abusar sexualmente e assassinar crianças na década de 90 em Rio Claro e cidades da região.

Orpinelli cumpria pena na Penitenciária de Iaras (SP) quando, no dia 3 de janeiro de 2013, foi encontrado sem vida por carcereiros. Seu corpo está sepultado no cemitério municipal de Araras, onde ele nasceu em 1952.

Relembre

No início dos anos 90, o andarilho Laerte Orpinelli costumeiramente era visto engraxando portas pela cidade de Rio Claro. Em uma bicicleta vermelha percorria os bairros e ia para cidades da região onde atraía crianças com doces e as levava para um lugar ermo, onde as agredia e matava.

Ele foi preso em 10 de janeiro de 2000, em Leme (SP), em um posto de combustíveis.

Ele foi condenado por 10 assassinatos, mas chegou a mencionar, como relatado no episódio de Investigação Criminal, que parou de contar depois que o número “passou de 100”.

Infância

Sétimo filho de uma família de nove irmãos, na infância era amarrado pela mãe ao pé de uma mesa para evitar problemas com vizinhos. Quando se soltava, vingava-se atirando tijolos nela. Outra característica de sua personalidade: fixação por ser o centro das atenções.