Moradora relata que, nos quarteirões das ruas P-5 e P-6 e avenidas P-13 e P-13 Particular, metade das casas já foi invadida

Carine Corrêa

Moradora relata que, nos quarteirões das ruas P-5 e P-6 e avenidas P-13 e P-13 Particular, metade das casas já foi invadida
Moradora relata que, nos quarteirões das ruas P-5 e P-6 e avenidas P-13 e P-13 Particular, metade das casas já foi invadida

Antes, a Vila Paulista era sinônimo de tranquilidade. Agora, os moradores vivem com a sensação de insegurança diariamente, em razão de uma sequência de furtos que vem acontecendo no bairro.

Uma moradora da Rua P-5 e que reside há anos na Vila Paulista conta que a situação começou a piorar nos últimos seis meses. Ela detalha o ‘saldo do crime’ no bairro. “Nos quarteirões das ruas P-5 e P-6 e avenidas P-13 e P-13 Particular, os ladrões invadiram metade das residências. Geralmente o ‘modus operandi’ consiste em entrar em casas vazias durante o dia. Eles apertam a campainha e, se não tiver ninguém na casa, entram. Se tiver, dão uma desculpa”, diz a jovem que mora com uma idosa e não quis se identificar.

Ela ainda conta que no último domingo (1º) uma casa que havia sido alugada recentemente foi desocupada. O motivo é que, na semana passada, ladrões entraram na casa duas vezes. “Certamente ficaram com medo”, acrescentou. A casa fica localizada na esquina da Rua P-5 com a Avenida P-13 Particular.

Em setembro, ela também conta que uma família se mudou na parte da manhã para uma residência situada na Avenida P-13 Particular, entre as ruas P-5 e P-6. No período da tarde, ladrões furtaram a casa. No período da noite, a família se mudou. “No mesmo dia em que mudaram saíram da casa!”, frisou. Uma casa na Avenida P-13, entre as ruas P-4 e P-5 também foi invadida, só que no mês de agosto. “Levaram tudo”, comentou.

O que diz a PM?
A Polícia Militar de Rio Claro foi questionada sobre o assunto. O responsável pela seção de comunicação do 37º Batalhão da PM, capitão Isaac, informou que o assunto será repassado para a equipe responsável pelo plano de ações da corporação no município. “Nós agimos de acordo com as estatísticas. Em bairros em que há poucos registros de furtos e roubos, o patrulhamento é menos intenso que em regiões cuja criminalidade é mais frequente. De qualquer forma, o patrulhamento será intensificado na Vila Paulista”, diz o capitão.

O que diz a Guarda Municipal?
O comandante da Guarda Municipal, Wladimir Walter, informou que as rondas na região do bairro Vila Paulista serão intensificadas. “Não tínhamos conhecimento dessas ocorrências naquela região. Irei repassar o assunto para os encarregados”, pontuou.

Delegacia Eletrônica
No portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) o cidadão pode fazer o registro da ocorrência na Delegacia Eletrônica. É possível fazer o BO pela internet para 13 tipos de ocorrência no link a seguir: www.ssp.sp.gov.br/nbo/.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.