Uma polêmica envolvendo alunos do Colégio Koelle, tradicional instituição de ensino da cidade de Rio Claro, gerou grande repercussão na internet na manhã desta quinta-feira (18). Em um vídeo gravado por uma pessoa que participava de uma sessão de fotos com grupos do terceiro ano do ensino médio, é possível ver um pequeno grupo de estudantes com uma bandeira de um partido político.

Imagem que circula nas redes sociais

Em nota, o Colégio Koelle esclarece que o ocorrido foi um fato isolado e que se deu em um momento em que os alunos participavam do ensaio fotográfico conduzido por uma empresa terceirizada, contratada pela comissão de formatura e que repudia veementemente que alunos, professores e demais colaboradores manifestem seu posicionamento politico no ambiente escolar.

As medidas disciplinares cabíveis foram aplicadas aos alunos, segundo a direção da instituição. O colégio ressalta ainda que não existe nenhum professor ou funcionário envolvido no caso.

Confira a nota na íntegra:

“Prezadas Famílias,

O Colégio Koelle vem publicamente esclarecer o fato ocorrido no dia de hoje, diante da repercussão do vídeo circulado por WhatsApp em que um grupo de alunos, formandos das 3ª.s séries do Ensino Médio, exibia bandeira de partido político.

O ocorrido foi um fato isolado, que se deu no momento em que os alunos participavam de um ensaio fotográfico, conduzido por empresa terceirizada contratada pela comissão de formatura, cujo funcionário (vestindo camiseta preta) aparece junto aos alunos.

Em face deste acontecimento, tomamos as devidas sanções disciplinares cabíveis junto aos alunos envolvidos, previstas em nosso Regimento Escolar. Também vamos intensificar ações junto à comunidade escolar, incluindo professores e colaboradores, com vistas a promover mais diálogo e orientação, evitando assim que situações como essa se repitam.

A política institucional do Colégio Koelle é não participar de nenhuma manifestação político-partidária, e não autorizar que essas manifestações ocorram em suas instalações.

Repudiamos veementemente que alunos, professores e demais colaboradores manifestem seu posicionamento político no ambiente escolar. Nas atividades escolares, por força de norma inserida no Regimento Escolar do Colégio Koelle, é “vedado aos nossos professores fazer proselitismo político-partidário ou religioso sob o pretexto de liberdade de cátedra”.

Pedimos desculpas a todos pelos transtornos gerados e reiteramos nosso compromisso com a perpetuação da educação de excelência, mantida ao longo dos 138 anos desde nossa fundação.

Atenciosamente,

Direção do Colégio Koelle”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.