O projeto desenvolvido pelos alunos, que venceu etapa estadual, foi apresentado no auditório do Colégio Koelle e agora concorre na etapa nacional do Torneio de Robótica

Laura Tesseti

Os alunos do grupo de robótica Panda, do Colégio Koelle de Rio Claro, participam da etapa nacional do Torneio de Robótica – FLL e reuniram diversos convidados no auditório da instituição para apresentar o projeto desenvolvido pela equipe formada por alunos de 13 a 16 anos do colégio.

Sueli Menaldo é professora de matemática do colégio, mentora da equipe Panda, e conta sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos: “São três etapas na competição e uma delas é a de pesquisa, na qual entra o trabalho desenvolvido pelos alunos no site www.cadekp.com.br, que reúne diversos dados de animais na cidade de Rio Claro”, conta.

A cada ano a competição tem um tema e em 2017 os animais é que são os evidenciados: “Resolvemos pensar dentro da nossa cidade, numa forma de ajudar a solucionar os problemas envolvendo os animais abandonados. Fizemos uma pesquisa e optamos por fazer um site que reúne todas as informações dos animais, de seus donos, de veterinários 24 horas, entre outras coisas. O sistema permite também que um QR Code seja feito e colocado na coleira do animal, com todos os dados”, fala Maria Eduarda Difavari, de 13 anos, membro da equipe de robótica.

Um resultado positivo classifica os alunos do Colégio Koelle para a competição internacional, que acontece nos Estados Unidos.

Protetores

Protetores da causa animal assistiram à apresentação. Maria Cristina Schmidtt Guarnieri, da UPARC, e Marcinha Ferrari Maia, do AICA, apoiaram a iniciativa e disseram que o site contribuirá grandemente para a causa na cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.