O filme é um dos resultados do projeto de formação que o Grupo Kino-Olho desenvolve há mais de 10 anos na cidade de Rio Claro, conquistando prêmios e seleções ao redor do mundo (Foto: Michael Willis)

Lucas Calore

O filme “A Moça Que Dançou com o Diabo”, curta-metragem do coletivo rio-clarense Grupo Kino-Olho, acaba de ser indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o “Oscar” do cinema nacional, cedido pela Academia Brasileira de Cinema.

João Paulo Miranda Maria, diretor do grupo, conta que a indicação ocorreu por conta do desempenho do filme no último ano. “Filmes que ganham destaques nacionais e internacionais chamam a atenção e ficam no radar da Academia. É feita uma breve seleção que envolve em média 30 títulos, até chegar a uma lista final com cinco indicados”, detalha.

Inovação

Premiado no maior festival internacional, em Cannes (França), e em demais países e cidades brasileiras, o diretor acredita que a originalidade estética do filme foi um diferencial que levou ‘A Moça’ à indicação. “É todo um trabalho desenvolvido com a equipe, pois o cinema é uma arte coletiva. Um filme tem a liderança do cineasta, mas a equipe é cúmplice para entender os objetivos da obra. É uma contribuição artística. Ainda, fizemos um grande milagre para conseguir viabilizar a produção do filme com apenas R$ 500,00, conseguidos em uma rifa, e contar com alunos tanto das oficinas do Kino, quanto da Unimep, onde leciono Cinema, que de forma geral são pessoas que estão começando na área, o que traz um olhar fresco e inovador de como realizar o filme. A questão estética surpreendeu mundo afora. Todo rio-clarense deveria se orgulhar muito, assim como todo brasileiro, pois foi um destaque internacional”, comenta o diretor.

https://vimeo.com/163185323

O reconhecimento nacional que a indicação traz é um prestígio para o cineasta. “O trabalho surge dessa paixão de fazer algo grande, com pouquíssimas possibilidades e recursos, e é o que motiva a continuar. Seleções como essa são o combustível para que continuemos cada vez mais a contribuir com nossa cultura”, finaliza.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 5 de setembro, a partir das 20 horas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no estado fluminense.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.