O curta-metragem “Meninas Formicida” teve gravações em Rio Claro e foi finalizado na França. (Foto: Larissa Morari)

Lucas Calore

O coletivo de cinema rio-clarense Grupo Kino-Olho é um dos 12 concorrentes internacionais da Orizzonti Short Films, mostra paralela que acontece durante a 74ª edição do Festival de Veneza, na Itália, considerado um dos principais do mundo.

O curta-metragem “Meninas Formicida”, uma coprodução do grupo com a produtora francesa Les Valseurs, foi gravado no interior da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’, o antigo Horto Florestal, e é o único representante do Brasil na competição europeia.

https://vimeo.com/228708513

Na sinopse, uma garota que vive num lugar onde o machismo se esconde na cultura, sem face. Ela está no meio desta batalha, entre a humilhação ou se tornar assassina perante esta sociedade, uma violência não declarada, camuflada na rotina supostamente natural.

O diretor João Paulo Miranda Maria está em Veneza, onde o filme foi apresentado oficialmente para o público nessa sexta-feira (8). Neste sábado (9), o público conhecerá o filme vencedor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.