Desde outubro, comissão provisória procura meios legais de reassumir e recuperar o prédio da Philarmônica, na Rua 5, Centro

Antonio Archangelo

Desde outubro, comissão provisória procura meios legais de reassumir e recuperar o prédio da Philarmônica, na Rua 5, Centro
Na imagem de arquivo, a fachada do prédio da Sociedade Philarmônica, localizado na Rua 5, Centro

A juiza Cyntia Andraus Carretta, da 3ª Vara Cível, nomeou o jornalista Paulo Jodate David como administrador provisório da “Sociedade Philarmônica Rio-clarense”. De acordo com a decisão, datada do dia 4 de fevereiro: “defiro a antecipação pleiteada, para o fim de nomear o ilustre jornalista Paulo Jodate David como administrador provisório, ficando desde logo autorizada a prática de todos os atos necessários à administração da sociedade, até a efetiva regularização”. Como já noticiado pelo Jornal Cidade, em dezembro do ano passado, a reunião da comissão provisória que busca reassumir e recuperar o prédio da Sociedade Philarmônica teve como ponto principal a entrega das chaves do prédio aos membros da comissão.

No livro de Fábio Alexandre dos Santos, em 1879 foi criada a Philarmônica Rio-clarense, “em substituição a uma antiga sociedade que desaparecera, o Club Palestra, e como extensão da Sociedade Occarinista, que o foi o pilar da música na cidade por muito tempo”. “A nova agremiação nasceu numa reunião na casa de Thomaz Carlos de Molina, com a presença do Dr. Monteiro, dos Srs. Drs. José Alves de Cerqueira Cezar, Carlos Emilio de Azevedo Marques, Augusto Lorena, José de Campos Negreiros, Seraphim Leme da Silva, Diogo Antonio de Camargo, José Antonio de Negreiros, Benedicto José de Oliveira Junior, João dos Santos Gaia, Horacio Alves de Oliveira, Luiz de Araujo, Benedicto Leite de Mello Franco, Quirino Apparecida, José da Silva Estrella e Elias Antonio da Silva, cujo objetivo era uma sociedade recreativa para cultivo e desenvolvimento da educação artística do povo”.

“Na reunião seguinte, em 14 de maio de 1879, foram aprovados os estatutos e, “satisfeitos, todos foram já propostos sócios os Srs. Antonio H. de Araujo Cintra, Augusto Cintra, Joaquim Augusto de Ferraz, Justino Mello de Oliveira, Agostinho Leme do Prado, Barão de Porto Feliz, Dr. Bento de Almeida Prado, Jacintho Frederico Moreira, Miguel Rinaldi, Paschoal Rinaldi, José da Silva Oliveira, José da Silva Oliveira, João Antonio do Valie, Domingos Mascarenhas, Pe. Julio Sarracini, João Pinto de Carvalho Ozorio e Dr. Francisco Villela de Paula Machado, médico e proprietário da clínica Paula Machado”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.