Caso não seja possível o envio pelo aplicativo, convocação pode chegar por e-mail ou carta

TRE-SP

A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou em 20 de junho a convocação de mesários e mesárias que atuarão nas Eleições 2022 e o meio preferencial utilizado para notificar os colaboradores é o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no país. Além de via WhatsApp, a carta de convocação pode ser recebida por e-mail ou pelo correio, caso não seja possível entrar em contato com o eleitor convocado pelo aplicativo.

Os canais oficiais de comunicação com os mesários são o número de WhatsApp de cada Zona Eleitoral ou o e-mail [email protected] .

A mensagem enviada pela Justiça Eleitoral traz o nome completo do eleitor ou eleitora, o número do título eleitoral completo e senha para confirmar a convocação com cinco caracteres.

Os convocados deverão confirmar, pelo site do TRE-SP, que receberam a mensagem e têm cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação será feita por requerimento ao juízo eleitoral e, por se tratar de serviço obrigatório, o eleitor só será dispensado em casos excepcionais.

Benefícios

O mesário ou mesária tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e mais dois pelo treinamento, recebe auxílio-alimentação no valor de 45 reais por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. É possível ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Caso o eleitor queira ser mesário voluntário, basta fazer a inscrição no site do TRE-SP.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Política: