O atual prefeito de Piracicaba e candidato à reeleição, Barjas Negri (PSDB), teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

O fato fez com a que a população piracicabana tivesse dúvidas com relação à realização ou não do 2º turno das eleições, que será disputado entre Barjas Negri e Luciano Almeida (DEM). O atual prefeito foi o mais votado no 1° turno.

A decisão do TRE que declara Barjas Negri inelegível ainda é passível de recursos por parte da defesa do prefeito de Piracicaba, portanto a realização do 2° turno está mantida.

Em nota oficial, a justiça eleitoral de Piracicaba confirmou o pleito para o próximo Domingo (29) e reafirmou que a eleição no munícipio seguirá ocorrendo normalmente. Confira a nota na íntegra:

“Em razão de boatos e dúvidas surgidos nos últimos dias, os Juízes Eleitorais de Piracicaba vêm informar que o segundo turno das eleições municipais ocorrerá normalmente no próximo domingo, dia 29 de novembro de 2020, entre 7:00 e 17:00 horas, com a participação dos dois candidatos mais bem votados no primeiro turno.

Esclarecemos que não há decisão judicial definitiva no procedimento de impugnação do registro da candidatura de um dos candidatos concorrentes.
Não é verdadeira, assim, a desinformação que tem sido veiculada em redes sociais, no sentido de que não haveria o segundo turno no próximo domingo.

Esclarecemos, ainda, que, no segundo turno, continuarão a ser seguidos todos os protocolos sanitários adotados no primeiro turno de votação, ou seja: 1) o uso obrigatório de máscaras durante todo o período de permanência na escola da respectiva seção eleitoral; 2) a manutenção do distanciamento social de um metro entre cada eleitor mediante marcação nas las; 3) o uso de álcool gel ao entrar e ao sair de cada seção eleitoral; 4) a recomendação para que o eleitor se possível leve sua própria caneta etc.

Esses protocolos foram seguidos no primeiro turno de votação, o que possibilitou eleição bastante segura em termos de proteção à saúde de todos os participantes, eleitoras e eleitores, mesários e todas as demais pessoas que prestaram inestimáveis serviços à Justiça Eleitoral.

Com base nesses protocolos sanitários, recomendados por renomados especialistas e que se revelaram muito efetivos no primeiro turno, em nome da Justiça Eleitoral fazemos apelo às eleitoras e aos eleitores para que compareçam ao segundo turno, exercendo o direito ao voto, um dos atos culminantes do exercício da cidadania, fundamental na denição dos destinos da nossa cidade.

Que Piracicaba seja um exemplo na redução do percentual de abstenção, com comparecimento expressivo de eleitoras e eleitores.

Excelente eleição a todos!

Piracicaba, 24 de novembro de 2020.

WANDER PEREIRA ROSSETE JÚNIOR
Juiz Eleitoral da 93ª Zona Eleitoral

RODRIGO PARES ANDREUCCI
Juiz Eleitoral da 244ª Zona Eleitoral

MAURO ANTONINI
Juiz Eleitoral da 270ª Zona Eleitoral”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.