Recém-empossado como ministro da Saúde, Gilberto Occhi recebeu na quinta-feira (19) em Rio Claro uma série de reivindicações durante 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, foi enfático ao defender o aumento do repasse de recursos federais para os municípios. “Cidades como Rio Claro, que priorizam a saúde pública, têm que arcar com a maioria dessas despesas, o que dificulta o trabalho por um atendimento de qualidade à população”, disse, reiterando a necessidade de um novo pacto federativo, mais justo, no qual uma parte maior do que se arrecada no município fique de fato no município, para custeio da saúde e atendimento aos que mais precisam.

Occhi parabenizou Rio Claro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) pela organização do congresso, que segue até a sexta-feira (20) na Claretiano Faculdade, e reiterou seu compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Vou receber as propostas e ideias surgidas neste congresso para juntos discutirmos como executá-las”, disse o ministro, que foi recebido no município, além do prefeito, pelo secretário de Saúde, Djiar Francisco, pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy, e pelo vereador Julio Lopes.

André Godoy enfatizou a importância da vinda do ministro para o congresso. “Este é um momento importante de definições sobre a saúde pública no país e Rio Claro dá sua contribuição sediando esse importante evento de reivindicações, debate e troca de ideias”, disse.

O prefeito Juninho também entregou em mãos ao ministro Gilberto Occhi uma série de reivindicações específicas para o setor de saúde de Rio Claro. Os pedidos incluem elevação dos valores repassados ao município para custeio de internações e procedimentos de média e alta complexidade, pedidos de habilitação e mais recursos para o Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, ampliação de leitos hospitalares, maior repasse para os setores de urgência e emergência e outros. “São pedidos que, se atendidos, darão imenso auxílio para o atendimento da população de Rio Claro”, diz o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Carmino de Souza, presidente do Cosems, saudou a vinda do ministro a Rio Claro. “Há muito tempo que um Ministro da Saúde não vinha a um congresso nosso”, destacou. “Em nome dos secretários municipais de Saúde, agradecemos por vir pessoalmente ouvir nossas reivindicações”, acrescentou.
Ao final do Congresso os secretários municipais de Saúde assinarão a Carta de Rio Claro, contendo as ideias e propostas de melhorias em diversos setores da Saúde. Este documento será entregue ao Ministério da Saúde pelo Cosems.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.