Em destaque, entrada seguida de retirada de projeto da vereadora Carol Gomes (PSDB), que prevê a redução do recesso na Casa

Carine Corrêa

A Câmara Municipal de Rio Claro vai retomando os trabalhos da Casa. Na sessão ordinária dessa segunda-feira (13), dez projetos de lei foram adiados e dois aprovados em 1ª discussão.

Também foram anunciadas pelo presidente do Legislativo, André Godoy (DEM), as lideranças dos partidos e o líder de governo do prefeito Juninho da Padaria. A liderança escolhida foi o democrata Seron do Proerd. Também protocolaram documentos oficializando os líderes das siglas os partidos PPS, PSDB, PR, PP e DEM. A liderança do PPS é de Yves Carbinatti, do PSDB Paulo Guedes, do PR Luciano do Bonsucesso, do PP Julinho Lopes e do DEM o parlamentar Val Demarchi.

Não protocolaram ainda na secretaria da Câmara os partidos PTB e PMDB. Neste caso, respondem pelo partido os vereadores mais votados da sigla, Pereirinha e Maria do Carmo. O presidente da Casa ainda informou no plenário que foram registrados 287 requerimentos dos vereadores. Entre os projetos encaminhados na 1ª parte da sessão, o que foi proposto por Carol Gomes (PSDB), que propõe a redução do recesso na Câmara Municipal de Rio Claro de 78 dias para apenas 30 dias – extinguindo as férias do mês de julho e reduzindo o recesso de fim de ano. O projeto deu entrada na Casa, mas logo foi retirado.

Durante explanação do artigo 84, a jovem parlamentar justificou a retirada da propositura: “Tinha dado entrada e depois retirei. Conversamos com o corpo jurídico e fomos informados sobre a normativa jurídica que não seria de resolução e sim de uma emenda de lei. Optamos por retirar e colocá-lo novamente nesta terça-feira (14). Gostaria de pedir para que os vereadores lutassem comigo para aprovação deste projeto. Geraldo Voluntário, Rafael Andreeta, Julinho Lopes e Paulo Guedes apoiaram e Godoy se posicionou favorável à ideia”, detalhou Carol Gomes.

Deu entrada ainda o projeto de lei 05/2017, que extingue a Fundação Pública Municipal Ulysses Silveira Guimarães, que será votado na próxima sessão.

Curso de Medicina

Dois projetos de autoria do prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, foram aprovados em primeira discussão na sessão camarária dessa segunda-feira (13). O primeiro é sobre doação de alimentos às instituições. Já o segundo dispõe sobre a implantação do Curso de Medicina em Rio Claro e autoriza o município, por meio da Fundação Municipal de Saúde, a celebrar contrato para instalar a Faculdade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.