Imagem ilustrativa.

Comunidade é convidada a reforçar os estoques que caem nesta época do ano. Em Rio Claro, Banco de Sangue fica na Santa Casa

O mês de junho tem início hoje e nele uma data muito importante é comemorada: o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). E é exatamente neste mês, quando tem início o inverno, que as doações começam a cair e os bancos de sangue veem uma queda nos estoques. Esta é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa.

Exatamente por isso e para mudar essa realidade foi criada a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de alertar para a importância de fazer a doação mesmo nesta época do ano.

No Banco de Sangue de Rio Claro, que fica na Santa Casa, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, porém a demanda maior é para O+, A+, O- e A-.

Como doar

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18, é necessário o consentimento dos responsáveis.

O doador precisa pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original, com foto recente. Outras recomendações essenciais são: não pode estar gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso, não pode ser alcoolista crônico, ter sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis, não pode ter realizado endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses e nem ter feito tatuagem, maquiagem definitiva e piercing há menos de 12 meses, ter suspeita para Covid-19 nos últimos 7 dias e, em caso de diagnóstico positivo, é preciso aguardar 10 dias após a completa recuperação.

Rio Claro

O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro funciona às segundas, quartas e sextas das 7h às 11h. Agende seu horário: (19) 3535-7000 / (19) 9.9288-9737.