Ednéia Silva

Aconteceu de novo. Jovens causaram tumulto no sábado (28) à noite no terminal urbano de ônibus, localizado na antiga Estação Ferroviária, na Rua 1, região central da cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM), que tem esquema especial de segurança aos fins de semana no local, precisou intervir para evitar confusão e atos de vandalismo.

O comandante da GCM, Wlademir Walter, explica que não houve conflito entre os adolescentes e os guardas municipais, mas eles precisaram intervir de forma mais enérgica para conter os ânimos. Os jovens começaram a fazer algazarra e atrapalhar a circulação dos ônibus no local. Uma mulher postou relato na página do grupo Rio Claro no Facebook, onde conta do medo que sentiu ao ser englobada pela confusão com duas filhas pequenas, de 1 e 3 anos.

Walter comenta que o problema é comum nos fins de semana. Tanto que a GCM tem esquema especial de segurança. Viaturas da corporação ficam estacionadas nas imediações do Shopping Center onde os adolescentes se concentram. Quando o centro de compras fecha eles se dirigem ao terminal de ônibus. A GCM também faz a segurança no local. O comandante cobra atitude dos pais e responsáveis por esses jovens para que ações como essa não se repitam.

O assunto também já foi tema de várias reuniões da FIA (Força Integrada Azul) numa tentativa de encontrar uma solução para o problema. Os incidentes têm levado muita gente a não trafegar pela Rua 1 nesse horário, mas quem depende do transporte coletivo precisa utilizar o terminal.

O problema não é novo e vem se repetindo. Em agosto de 2014, jovens entraram em confronto com a Polícia Militar que precisou fazer bloqueio no local e usar bombas de gás lacrimogêneo. Os comerciantes fecharam as portas com medo da confusão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.