Um jovem foi flagrado se pendurando em vagão de trem em movimento na Avenida 7, durante manobra da concessionária Rumo em direção à oficina. A “brincadeira” oferece riscos fatais e, apesar de o apito ter sido acionado pelo maquinista, o rapaz o ignorou, ficando pendurado por vários segundos.

O fato foi registrado durante o fim de semana por um leitor do JC. Segundo ele, o trem ficou por alguns minutos no trecho enquanto fazia a manobra. Durante o período, conforme a locomotiva seguia no sentido para dentro da Estação Ferroviária, pedestres, ciclistas e motociclistas avançavam para atravessar a avenida. Foi neste momento que o jovem se pendurou enquanto outro rapaz o observava.

Em comunicado anterior, a Rumo afirmou que as operações seguem todas normas de segurança vigentes e procuram causar o menor impacto possível à população. Também, que ferrovias do mundo inteiro fazem uso do apito, item essencial para a segurança do trem, dos veículos e das pessoas que estão próximas à linha.

“Os maquinistas são treinados e auditados para seguir corretamente o procedimento de uso desse dispositivo. A buzina é sempre acionada nas passagens em nível, nas proximidades de túneis, pontes, viadutos e passarelas ou quando se identifica qualquer situação de risco. Caso haja circulação de pessoas em área operacional da ferrovia, o maquinista pode utilizar o dispositivo sequencialmente para alertar e evitar atropelamentos”, comunicou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.