Uma jovem de 18 anos e uma criança de 12 anos foram socorridas após suposta explosão de uma panela de pressão em um imóvel no bairro Jardim Maria Cristina. Segundo informações oficiais coletadas a criança precisou ser transferida para a Unidade de Urgência e Emergência Nossa Senhora de Lourdes, anexo à Santa Casa de Misericórdia.

Já a jovem passa por avaliação médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29, no bairro do Estádio. Ambas tiveram ferimentos de queimaduras de segundo grau. Esse tipo de queimadura atinge as camadas mais profundas da pele, causam bolhas e pele avermelhada, bem como inchaço e dor.

Novas informações serão atualizadas na edição impressa do Jornal Cidade neste sábado (8), disponível nas bancas. A seguir, confira orientações do Ministério da Saúde em caso de primeiros socorros para queimaduras:

Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, 10 minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

– nunca toque a queimadura com as mãos;
– nunca fure bolhas;
– nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
– nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
– nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.