A rio-clarense Flávia Mengardo Gouvêa, 32 anos, formada em Relações Internacionais, com mestrado em História e MBA em Gestão de Negócios, participou recentemente do evento virtual global “A Economia de Francisco”. A jovem representou a Diocese de Piracicaba no evento que contou com mais de 2.000 empresários e estudantes com menos de 35 anos de todo o mundo. Jovens de mais de 40 países puderam acompanhar a transmissão ao vivo, de Assis, pela internet.

Flávia explica que foi uma grande oportunidade para trocar experiências e pretende partilhar as informações colhidas, durante o encontro, para sala de aula, visto que, atualmente, é docente na área de economia. “Fazer parte da Economia de Francisco me fez sentir uma grande alegria, pois entendo que mudanças no mundo sejam urgentes. Minha jornada começou em 2019, quando fiz minha inscrição para o Evento Internacional, atendendo ao chamado do Papa e inspirada na espiritualidade de São Francisco”, comentou.

A rio-clarense lembra que conseguiu a bolsa de viagem do evento e também apoio da própria Diocese de Piracicaba. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o evento acabou não ocorrendo na Itália na data prevista, em março, acontecendo somente em novembro, de forma virtual. “A Economia de Francisco é um processo e está apenas começando. Pequenas ações que podem alterar o curso da economia e o andamento da sociedade ‘desenfreada em busca do lucro’ são urgentes. Tais mudanças dependem de nós, jovens, e de todos os que habitam a nossa Casa Comum, pois somos todos irmãos, como bem ressaltado pela Encíclica ‘Fratelli Tutti’, recém-lançada pelo Papa Francisco”, afirma. Com informações do “Em Foco”.

Papa Francisco

O papa Francisco enviou uma mensagem no encerramento do evento, encorajando a juventude a não ter medo de transformar a economia. O pontífice ressaltou, ainda, a importância de nos colocarmos a serviço do bem comum.

Para o Santo Padre é “tempo de ousar no risco de favorecer e estimular modelos de desenvolvimento”, disse no evento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.