Da Redação

Oito alunos do curso massivo Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados tiveram os projetos finais selecionados e participaram do Seminário de Jornalismo de Dados, que aconteceu na última quinta-feira (12), na filial do Google, em São Paulo. Entre os escolhidos estava o projeto desenvolvido pela jornalista do Grupo JC de Comunicação, Vivian Guilherme.

O trabalho de Vivian consiste em uma reportagem publicada no Jornal Cidade sobre bibliotecas em Rio Claro e cidades da região, na qual foram utilizados como recursos técnicas do jornalismo de dados e gráficos interativos, conceitos aprendidos ao longo do curso organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) com o apoio do Google.

Oito alunos do curso massivo Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados tiveram os projetos finais selecionados e participaram do Seminário de Jornalismo de Dados
Oito alunos do curso massivo Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados tiveram os projetos finais selecionados e participaram do Seminário de Jornalismo de Dados

Com a maior turma até hoje em treinamentos massivos oferecidos em português pelo Centro Knight, o curso terminou no mês de setembro; conduzido pelos coordenadores da Escola de Dados, Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, e pela repórter investigativa do jornal Houston Chronicle, Lise Olsen, o treinamento teve quase cinco mil participantes e inspirou a realização de diversos projetos jornalísticos guiados por dados.

Além do veiculado no JC, foram selecionados os projetos dos jornalistas: Rogério Moreira Júnior (Jornal Notícias do Dia/Florianópolis), Lilian Venturini (Nexo Jornal/São Paulo), Eduardo Militão (Correio Braziliense/Brasília), Pedro Thiago Ezequiel de Andrade (Freelancer/Fortaleza), Lucas Thaynan Gomes dos Santos (Universidade Federal de Alagoas/Maceió), Luana Alves Damaceno (Blog A Diabetes e Eu/São Paulo) e Tânia Campelo Alves (Código 12 Comunicação Integrada/São José dos Campos).

O seminário contou ainda com a presença dos jornalistas Rodrigo Burgarelli e Daniel Bramatti (Estadão Dados), Rafael Sbarai (Globo.com), Denise Neumann (Valor Econômico), Todd Benson (Google), Tiago Mali e Thomaz Rezende (J++) e Sérgio Spagnuolo (VoltData Lab). O evento, fechado apenas para os selecionados, acrescentou muito para a formação, segundo Vivian Guilherme.

“O curso foi o 16º oferecido pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin desde 2012, já participei de outros, entretanto este fez com que minha visão para o jornalismo ficasse ainda mais expandida; acredito que o jornalismo de dados é mesmo uma possibilidade real e palpável para o futuro da profissão”, cientificou.

Confira a reportagem da jornalista Vivian Guilherme, uma das oito selecionadas para o Seminário de Jornalismo de Dados, que aconteceu no Google:

>>> Livros continuam atraindo apaixonados por bons textos

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.