Henrique Pinheiro com seu cavalo LandQuenote, um dos representantes do Brasil no CCE, nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Marco Lagazzi/PhotoSport)

Matheus Pezzotti

Henrique Pinheiro será, com seu cavalo LandQuenote, um dos representantes do Brasil no CCE, nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Marco Lagazzi/PhotoSport)
Henrique Pinheiro será, com seu cavalo LandQuenote, um dos representantes do Brasil no CCE, nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Marco Lagazzi/PhotoSport)

Na última sexta-feira (17), no primeiro dia do CCE nos Jogos Pan-Americanos, o rio-clarense Henrique Plombon Pinheiro iniciou a disputa por medalhas.

Neste primeiro dia, os cavaleiros realizaram o adestramento, que compreende uma sequência de movimentos obrigatórios em uma arena e é julgado por juízes que buscam equilíbrio, ritmo, flexibilidade e a obediência do cavalo ao cavaleiro.

No individual, Henrique ficou em 17º lugar, com 55.40 de penalidade. Ruy Fonseca ficou na primeira colocação com 38.90. Marcio Carvalho Jorge ficou em 11º, com 52.20 e Carlos Parro em sétimo, com 45.60. No adestramento por equipe, o Brasil ficou em terceiro lugar, com o total de 136.70 de penalidades. Os Estados Unidos ficaram em primeiro, com 133, seguidos pelo Canadá, com 133.70.

As provas acontecem no Centro Equestre de Caledon e, neste sábado (18), será realizado o cross-country, marcado para o meio-dia e, no domingo (19), na disputa por medalhas, a prova de salto, às 14 horas.

No cross-country, o conjunto (cavalo e cavaleiro) percorre um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade e é considerada a prova mais difícil do hipismo. O percurso deve ser realizado abaixo de um tempo concedido ou em um intervalo de tempo determinado para que o conjunto não seja penalizado. Refugos e desvios também acarretam penalizações.

O salto é a terceira e última prova do CCE. O conjunto precisa transpor obstáculos móveis de diferentes alturas, mostrando controle e precisão. Após os três dias de competição, o vencedor será o conjunto que vencer as diferentes dificuldades e chegar ao final com o menor número de pontos negativos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA

Portões do estádio Benitão serão abertos às 13h30