Rio Claro lançou oficialmente na segunda-feira (10), no hotel Central Park, os Jogos Municipais dos Idosos (Jomi) de 2019. A abertura será no dia 14 de março, com competições até dia 16 de março. Coordenadores dos grupos de terceira idade estiveram no evento e receberem mais informações.

“Será um resgate da vivência esportiva que Rio Claro teve anos atrás”, resumiu o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradecendo a presença dos representantes de terceira idade e a sabedoria que eles compartilham com a sociedade. “Vocês nos transmitem experiência a cada fala, nos passam carinho fraterno a cada abraço, a cada aperto de mão, e sempre nos lembram de que vale a pena viver”, acrescentou o prefeito.

“Ao mesmo tempo em que estamos neste clima de encerramento de ano, estamos planejando e traçando objetivos para o ano que vem, como é o caso dos Jomi”, disse Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, que também aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho e realizações deste ano.

Ronald Teixeira Penteado, secretário de Esportes e Turismo, destacou a importância da atividade física não só para o corpo, mas também para a mente. “Além da questão física, tem a integração social que o esporte promove”, afirmou.

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais, completos em 2019, pode participar dos Jogos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 10 de fevereiro no setor de matrículas da Secretaria de Esportes, no Ginásio Felipe Karam. “Esse tempo entre o fim das inscrições e início dos Jogos é importante para a organização do evento e também para que sejam providenciados os exames médicos dos participantes”, informou o diretor municipal de esportes, Vinícius Sossai.

O trabalho realizado pelos coordenadores com os idosos em cada grupo foi enaltecido por Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos. “Muitas vezes essas pessoas deixam suas casas e famílias para poderem realizar esse importante trabalho”, afirmou Néia. Já o diretor do Fundo Social, Wellington Oliveira, lembrou as realizações da administração municipal neste ano, como a implantação do Núcleo de Orientação ao Idoso. “Muitos idosos têm no Núcleo a porta de entrada para importantes serviços oferecidos no município”, lembrou. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elisa Machado Terra, também participou da atividade.

Os Jogos Municipais dos Idosos serão seletivos para os Jogos Regionais dos Idosos. Para a abertura do evento, a coreógrafa Maria da Gama está selecionando interessados em participar de apresentação de dança. Serão necessários cerca de 60 dançarinos e os ensaios começam já no mês que vem. Para participar da abertura do evento é necessário ter mais de 50 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 98448-2629, com a coreógrafa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.