Davidy posa com a camisa do Rio Claro FC e com a camisa da seleção da China (Foto: Reprodução Facebook)

Matheus Pezzotti

Davidy posa com a camisa do Rio Claro FC e com a camisa da seleção da China (Foto: Reprodução Facebook)
Davidy posa com a camisa do Rio Claro FC e com a camisa da seleção da China (Foto: Reprodução Facebook)

Todo jogador de futebol sonha em um dia ser convocado para defender a seleção do seu país, seja nas categorias de base ou na principal. E se, além de realizar este desejo, entrar para a história de um clube por ser o primeiro jogador a estar em uma seleção por este clube?

Este é o caso de Davidy Renan dos Santos Chow. Jogador do time sub-20 do Rio Claro FC. Mesmo tendo apenas 17 anos, o meia foi convocado para a seleção de base Sub-20 da China, sendo o primeiro jogador da história do Galo Azul a ser chamado para alguma seleção.

De acordo com o Memorial do Rio Claro FC, o ex-zagueiro André Cruz teve curta passagem na base rio-clarista em 1984, mas, quando foi convocado, não estava mais no Azulão.

Filho de pai chinês com mãe brasileira, Davidy participou do XXI Torneio Internacional de Lisboa, em que os chineses enfrentaram Portugal, Noruega e Sérvia, ficando em terceiro lugar.

“Dos três jogos, participei de dois e foi uma experiência muito boa, aprendi muita coisa, é uma seleção de muita qualidade. Vou me manter treinando para continuar a ser convocado”, relata.

A convocação teve a ‘ajuda’ de outro jogador chinês, conhecido dos brasileiros, principalmente dos corintianos: Zizao. O atacante é amigo da família de Davidy e, na época em que jogou no Timão, em 2012 e 2013, frequentava a casa de sua família, construindo uma relação próxima com o jovem jogador.

No final de 2014, Davidy viajou para China, quando ficou no país de seu pai por dois meses. Nesse período, participou de alguns jogos a convite de Zizao, sendo observado por dirigentes da seleção de base chinesa, culminando em sua convocação no mês de junho deste ano para defender a seleção Sub-20 da China.

“Fiquei sabendo esses dias que era o primeiro jogador do Rio Claro FC a ser convocado. É uma grande emoção em vários sentidos”, comenta.

Davidy conta como chegou ao Azulão e dirigentes falam do seu futuro no clube

Para ser convocado, Davidy estava no lugar certo, na hora certa. Para jogar no Rio Claro FC, o jogador foi até o clube após saber, através de sua mãe, que uma avaliação seria realizada.

“Gosto bastante do clube, tem uma estrutura boa. Minha mãe ficou sabendo que teria uma avaliação para o time Sub-20. Ela me levou, fiz o teste, passei e entrei para o time”, afirma.
No regulamento atual da Fifa, a entidade permite que um jogador possa atuar por uma seleção de base de um país e pela seleção profissional de outro, caso receba esta convocação e seja de sua vontade.

Diante disso, apesar da experiência com a seleção chinesa, do seu pai Hai Ka, Davidy não descarta a seleção de sua mãe Adriana.
“Eu acho que qualquer seleção em que surgir a oportunidade, eu vou jogar”, diz.

De acordo com o diretor de futebol do Galo Azul, Alex Afonso, a intenção é que o jogador fique no clube até a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.
“Tecnicamente o Davidy é muito bom. Vem se destacando e também é muito bom na bola parada, um meia canhoto, que tem um bom passe, só precisa um pouco mais de dinâmica, mas isso se consegue com treino”, comenta.

Já segundo o presidente Luiz Balbo, o jogador é do Rio Claro FC e tem proposta para jogar no futebol chinês, mas em sua viagem para Portugal ainda neste mês, o mandatário vai tentar colocar o jogador no mercado europeu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest