Quem passa pelo Jardim Público de Rio Claro, tradicional cartão-postal do município, tem se deparado há pelo menos cinco meses com uma vista bem diferente da proposta do local, que é ser um espaço agradável e de lazer.

Bancos quebrados, parte da calçada portuguesa destruída, cavaletes espalhados, um enorme tronco caído e um coreto tomado por restos de entulho. Tudo isso começou no dia 7 de março, um domingo, quando após fortes ventos acompanhados de chuva derrubaram um eucalipto de mais de 20 metros de altura. A árvore era uma das mais antigas da principal praça da cidade e estava localizada próxima ao coreto. Apesar do susto, a queda não causou vítimas, mas trouxe muitos problemas.

No dia seguinte, após vistoria, foi constatado que outras duas árvores que estavam próximas ao eucalipto também apresentavam risco de queda e por isso foi realizada uma força-tarefa para que fossem removidas. Para isso, a prefeitura locou dois guindastes de empresa de Piracicaba. Outra empresa, também piracicabana, foi contratada para fazer o corte do exemplar. No total, o serviço todo custou R$ 11 mil. Além disso, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e departamento de trânsito participaram da operação.

Na época a prefeitura informou que faria um trabalho de revitalização no local, mas quem passa pela área não vê nada perto disso: “O nosso Jardim está feio, abandonado. Se não tem dinheiro, que pelo menos retirem os bancos quebrados. Têm cavaletes encostados. O coreto está imundo, com cheiro forte. Até a hora que um idoso tropeçar nessas pedras soltas, cair, quem sabe daí tomarão alguma providência. As serestas nem poderão ser realizadas aqui. Está acabando a tradição e isso é lamentável.”, disse o aposentado Carlos Sampaio.

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura de Rio Claro disse que está providenciando a contratação de empresa para realizar reparos na calçada portuguesa nos trechos do Jardim Público danificados pela queda do eucalipto. Após os reparos, que serão coordenados pela Secretaria Municipal de Obras, a Secretaria Municipal da Agricultura providenciará os serviços de paisagismo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.