A pesquisa eleitoral do JC/Statsol mostra que o índice de indecisos aos votos do Senado Federal cresce ainda mais em comparação com os que ainda não decidiram o voto para o Governo de São Paulo. O candidato Marcos Pontes (PL) lidera nos cenários, entretanto, empata na margem de erro, principalmente, com Márcio França (PSB). Confira a seguir o gráfico:

Espontâneo – Na tabela, Marcos Pontes se destaca com 13,7% dos votos, ao considerar isoladamente o índice. Em seguida vem França com 9,9%, segunda maior taxa de intenção de voto no levantamento. Edson Aparecido (MDB) tem discreto 1,7%. O grau de indecisos é bastante alto ao Senado Federal: 60,5%, com brancos/nulos a 9,7% e abstenção de 3%. Somados, chegam a 73,2% na pesquisa.

Estimulado – Quando o eleitor foi estimulado na entrevista de pesquisa, mostra-se que Pontes e França estão ainda mais empatados dentro da margem de erro com 15,5% e 14,6%. Janaína Paschoal aparece em seguida discretamente com 2,8%, à frente de Edson Aparecido com 2,5% e demais candidatos. Os indecisos neste cenário chegam a 36,6%, os brancos/nulos com 18,8% e a abstenção com 4,8%.

Metodologia – A pesquisa JC/Statsol foi registrada sob o nº SP-04593/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram entrevistadas 600 pessoas com mais de 18 anos de idade, de 23 a 29 de setembro, presencialmente em 11 regiões de Rio Claro, nos mais variados bairros. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A empresa Statsol tem 22 anos de mercado e atua com procedimentos padrões certificados pelo Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (SP-PR-MT-MS). A instituição tem expertise em pesquisas de estatísticas para empresas privadas, prefeituras e empresas públicas. A pesquisa a presidente não foi registrada seguindo determinação do TSE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.