A pesquisa JC/Statsol mostra grande índice de indecisos entre os eleitores rio-clarenses para o voto à Assembleia Legislativa. Ainda assim, o atual deputado estadual Aldo Demarchi (União Brasil) aparece com 9,7% das intenções, segundo o levantamento. A ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) está em seguida com 7,7% das opções de votos dos entrevistados. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Confira a seguir o gráfico:

Os indecisos chegam a expressivos 53,9%, conforme mostra a tabela ao lado. Aqueles que votarão em branco/nulo pontuam em 11,6%. O ex-prefeito Juninho da Padaria (Patriota) está com 3,3% das intenções, à frente dos 2,2% daqueles que irão se abster do voto.

Eduardo Suplicy (PT), ex-senador e atualmente vereador da capital paulista, foi citado por 2% dos entrevistados. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi citado como voto de legenda por 1,5% dos eleitores, assim como o Partido Liberal (PL), sigla do atual presidente Jair Bolsonaro, foi citado como voto de legenda por 1%. Marta Costa (PSD), atual deputada estadual, foi lembrada por 0,8%.

Paulo Guedes, vereador de Rio Claro que não é candidato a deputado, foi citado por 0,7%. A atual vereadora Carol Gomes (Cidadania) é a segunda mulher rio-clarense mais citada pelos entrevistados na pesquisa, com 0,7% das intenções. Valéria e Odeia de Madureira também foram citados por 0,7% cada.

Delegado Olim e Alessandra aparecem com 0,5% cada. Daniel Soares, Professora Bebel, Celia Leão, Maurício Neves e Pastor Jefferson surgem com 0,3% cada um. Vinícius Rodrigues, Marina Silva, Vlademar, João Guilherme e Lucas Bove também foram citados pelos entrevistados com 0,2% cada.

Metodologia – A pesquisa JC/Statsol foi registrada sob o nº SP-04593/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram entrevistadas 600 pessoas com mais de 18 anos de idade, de 23 a 29 de setembro, presencialmente em 11 regiões de Rio Claro, nos mais variados bairros. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A empresa Statsol tem 22 anos de mercado e atua com procedimentos padrões certificados pelo Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (SP-PR-MT-MS). A instituição tem expertise em pesquisas de estatísticas para empresas privadas, prefeituras e empresas públicas. A pesquisa a presidente não foi registrada seguindo determinação do TSE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.