Os jovens rio-clarenses mostraram-se articulados no assunto e conscientes de seu papel

Carine Corrêa

Os jovens rio-clarenses mostraram-se articulados no assunto e conscientes de seu papel
Os jovens rio-clarenses mostraram-se articulados no assunto e conscientes de seu papel

“Como os jovens imaginam o planeta daqui a 50 anos?” Para debater sobre essa pergunta, o Jornal Cidade convidou nesta sexta-feira (13) um grupo de alunos do Ensino Médio das escolas Joaquim Ribeiro, Etec Bayeux e colégios Koelle e Puríssimo, bem como graduandos da Unesp. A atividade, mediada pelo escritor Lucas Puntel Carrasco, faz parte de uma matéria especial que está inclusa na próxima edição da revista JC Magazine.

Acompanhados da professora Rafaela Locali (Koelle) e Airton Moreira Jr. (Puríssimo), os alunos primeiro registraram suas expectativas de como estará o planeta dentro de meio século. Depois, os professores contaram como estará o mundo daqui a 50 anos. Os alunos também ouviram as projeções enviadas pelo professor doutor em Geografia pela Unesp Thiago Sanna Freire Silva e, com bastante interesse no tema, ampliaram o debate para além do meio ambiente, trazendo pontos de vista de economia e sociologia sobre o futuro.

Os jovens rio-clarenses mostraram-se articulados no assunto e conscientes de seu papel questionador como cidadãos participativos do mundo. O tema foi colocado em pauta principalmente em virtude da exploração dos recursos naturais, em especial o de combustíveis fósseis. Jovens dos Estados Unidos bloquearam as escadarias de uma universidade para protestar contra as pesquisas voltadas à exploração de combustíveis fósseis. Dos EUA para Rio Claro, os alunos da rede de ensino pública e particular também se colocam frente as exploração dos recursos naturais.

A equipe do JC agradece a todos os alunos pelo empenho e participação nesta matéria que será um dos destaques da JC Magazine, a qual será lançada em dezembro deste ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.