Ao longo dos últimos 83 anos, o Jornal Cidade retrata diariamente em suas páginas os principais fatos de Rio Claro e região, além do cotidiano de seus cidadãos. Todo esse conteúdo reunido ao longo de décadas de divulgação de informações e de prestação de serviços à comunidade agora estará ao alcance dos leitores. O livro “8 Décadas de Jornal Cidade de Rio Claro: Patrimônio Cultural” reúne ano a ano, desde 1934, data de fundação do jornal, as reportagens que mais repercutiram na sociedade. Para a diretora administrativa do Grupo JC de Comunicação, Aline Magalhães Ceron, o livro é a oportunidade de compartilhar com os leitores todo o conteúdo produzido ao longo dos anos de atividades do JC. “O jornal é o retrato de Rio Claro, da nossa região e de seus moradores. Ao longo dos anos, as edições passam a ter uma importância histórica, pois muitos dos fatos que ali estão retratados não constam em outras publicações. É um rico conteúdo que merecia ser disponibilizado também aos leitores, por isso reunimos esforços para fazer com que o projeto do livro se tornasse realidade”.
Viabilizada através da captação de recursos junto à iniciativa privada, através da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, a obra conta com o patrocínio do grupo Arteris e apoio da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro-Acirc. Larissa Carnecine de Oliveira, da Libertan Projetos Culturais, responsável pela captação dos recursos e uma das autoras do projeto, explica que o trabalho de captação de informações, análise e definição de quais conteúdos seriam incluídos na publicação exigiu um longo tempo de pesquisa e muita dedicação por parte da equipe responsável. “As edições anteriores a 2004 ainda não são digitalizadas, por isso foi preciso consultar o acervo que está sob a guarda do Arquivo Público do Município. No caso dos jornais mais antigos, há todo um cuidado em seu manuseio. Mas é um trabalho muito importante, pois através do livro é possível democratizar esse acervo, um patrimônio cultural de Rio Claro” destaca Larissa O lançamento de “8 Décadas de Jornal Cidade de Rio Claro: Patrimônio Cultural” será realizado na próxima quinta-feira (26), às 18h30, no Casarão da Cultura, em evento para patrocinadores. Os exemplares serão distribuídos para bibliotecas, escolas e entidades de Rio Claro e da região. O livro estará disponível em versão digital para os leitores a partir de sexta-feira (27) no portal www.jornalcidade.net

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.