Procon de Rio Claro registrou 62 reclamações contra o serviço de telefonia celular no mês de setembro (foto Agência Brasil)

Antonio Archangelo

Utilizar a telefonia móvel, nos últimos anos, virou sinônimo de reclamação para rio-clarenses nos quatro pontos da cidade. As queixas vão desde sinal inexistente, inconstante, e queda de ligações envolvendo as quatro operadores da telefonia móvel: Vivo, Claro, Oi e Tim. Na primeira semana de novembro, o JC catalogou, em um mapa interativo, todas as reclamações registradas pelos internautas na fanpage do Jornal Cidade e enviou os dados para cada uma das operadoras. Confira a justificativa:

VIVO: A Telefônica Vivo informa que alguns clientes da empresa em Rio Claro, estão encontrando dificuldades na utilização da telefonia e internet móvel 2G e 3G devido à falha em um dos equipamentos que atendem à região. Equipe técnica está trabalhando para normalizar a situação dentro do menor prazo possível. A empresa mantém a Central de Atendimento *8486 e 1058 (a partir do telefone fixo) para informações sobre os serviços de telefonia móvel, que funciona 24 horas 7 dias por semana. A empresa reforça o compromisso com a melhoria constante de seus serviços e do atendimento prestados aos clientes. Em 2015, na cidade de Rio Claro, foram ativadas duas novas antenas da tecnologia 3G e realizadas quatorze ampliações. Na tecnologia 4G, disponibilizada exclusivamente pela Telefônica Vivo, foram realizadas duas ativações. Essas medidas visam melhorar a qualidade da rede, principalmente em áreas onde há maior concentração de tráfego.

CLARO: A Claro informa que trabalha constantemente para cumprir todas as metas de cobertura e qualidade exigidas pela Anatel, e investe continuamente em infraestrutura para oferecer a melhor experiência em telefonia móvel. A operadora foi a que mais atendeu às metas de qualidade – acesso e queda das redes de voz e dados, nas avaliações do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (2012 a 2014). Além disso, obteve excelente desempenho nas medições de banda larga móvel realizadas entre janeiro e julho/2015; entre as quatro maiores empresas do setor, foi a que mais cumpriu as metas estabelecidas nos dois indicadores avaliados (velocidade média e instantânea) nos estados mensurados.

OI: A Oi informa que cumpre os critérios de cobertura determinados pela Anatel e está comprometida com a evolução da qualidade do atendimento dos serviços de telecomunicações em Rio Claro (SP). A Companhia acrescenta possui 20 sites 2G /3G no município. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.

TIM: A TIM esclarece que a cobertura na cidade de Rio Claro atende todos os indicadores da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A operadora informa que no triênio de 2015 a 2017 investirá R$ 14 bilhões no país, grande parte destinado à infraestrutura de redes. As melhorias feitas pela companhia podem ser acompanhadas no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas). Em setembro deste ano, a companhia assumiu a liderança na cobertura 4G no Brasil, em municípios cobertos, atingindo um total de 265 cidades com cobertura de internet móvel de quarta geração no país e projeta ultrapassar a marca de 400 até dezembro.

ANATEL

A Agência Nacional de Telecomunicações cita que determinou às operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim, Algar, Nextel e Sercomtel patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros, com prioridade para aqueles atendidos por apenas uma empresa. Os Despachos Cautelares de abril de 2015 determinaram que nenhum município poderá ter, na média trimestral, resultados abaixo de 85% para os indicadores de Acesso às Redes* de Voz e de Dados e acima de 5% para os indicadores de Queda** de Voz e de Dados, à partir de:

  • 6 (seis) meses para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora;
  • 9 (nove) meses para os municípios atendidos por duas operadoras;
  • 15 (quinze) meses para todos os demais municípios.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.