Um jardim para estimular os sentidos, num exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores e aromas. Uma experiência que permeia questões de inclusão social e pedagógicas, permitindo descobertas com a exploração das sensações que podem ser despertadas e aguçadas por meio do tato, audição, visão, paladar e olfato.

Inspirados nessas possibilidades, professores da E.M. Prof. ‘Victorino Machado’ se uniram para criar um Jardim Sensorial. Foram três meses de preparação num trabalho feito a muitas mãos, para a realização de um sonho.

Desta forma, funcionários, professores, alunos, coordenação e até os pais, que colaboraram com materiais recicláveis, deram vida a uma área escolar de 30 metros de comprimento por três de largura.

Foram usados 85 pneus para servir de canteiros, recicláveis e outros inúmeros materiais de origem orgânica, como, por exemplo, pinhas e cabaças. Além disso, tem os canteiros com ervas medicinais, temperos, cactos e flores de diversas espécies.

A intenção é fazer com que os alunos explorem, percebam e sintam esses recursos. “Neste espaço, as crianças são convidadas a explorar cada sentido com calma, atenção e concentração. São incentivadas a identificar as texturas, os diversos sons presentes nos chocalhos, nos batuques com panelas, ou ainda no som dos pássaros que vêm nos visitar, completando o espaço”, explica a professora coordenadora Aline Marrega.

Aquilo que era um desejo da equipe escolar ganhou forma para que ofereça benefícios coletivamente. Trata-se de um jardim vivo, não só no que se refere às plantas, mas também aos materiais, pois, como estão expostos ao tempo, estragarão rapidamente e serão trocados por outros confeccionados por outras turmas, acontecendo um rodízio permanente”, reforça Aline.

Além das questões pedagógicas, a proposta traz um olhar diferenciado para a questão ambiental. Materiais que iriam para o lixo, como colheres, plástico e tampas de panela, tiveram um novo destino no dia a dia da unidade.

Com união e apoio, o sonho se tornou realidade na escola que está sob a direção de João Batista B. Miranda, com as vices Marta, Rochele e Luciana e coordenação pedagógica de Aline e Anadete. São 800 alunos nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) I.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.