Laura Tesseti

Palco de muitos encontros, o Jardim Público de Rio Claro, localizado no Centro, é a junção de várias “tribos” em um só lugar. Quem procura o comércio informal encontra opções, quem busca um momento de descontração, aproveitando uma boa sombra, também o encontra por lá.

Valdomiro Antunes de Sousa é uma dessas pessoas que gostam de aproveitar um momento de folga para se sentar e observar o movimento do Jardim Público. “Gosto muito do local, de passar um tempo aqui, perto das árvores, à sombra, é refrescante por causa das plantas, gostaria de ter mais tempo para ficar aproveitando, mas infelizmente não tenho muito, pois o trabalho e o dia a dia são corridos”, conta.

Devido a sua extensão, o Jardim Público abrange diversos tipos de pessoas, com áreas e opções diversas
Devido a sua extensão, o Jardim Público abrange diversos tipos de pessoas, com áreas e opções diversas

Alguns comerciantes do espaço também elogiam, falam da diversidade de pessoas, mas apontam alguns problemas que frequentemente são encontrados na praça. “É muito bom participar da vida do jardim, mas existem algumas situações que são desagradáveis, como a prostituição e também alguns mendigos que ficam nos bancos. Sabemos que existem muitas pessoas que não têm onde morar, mas também têm os usuários de drogas e as pessoas ficam com medo”, fala um comerciante.

O Jardim Público recebe diversos tipos de acontecimentos. Recentemente foi palco para a gravação de um programa da TV fechada GNT. Manifestações, feiras e outras atividades, como shows aos sábados de manhã e pessoas demonstrando sua arte, são encontradas pelo local.

“Aqui encontramos de tudo, tem quem gosta de aproveitar a calmaria de um lado ou quem prefere ver o movimento do outro, é um lugar onde a diversidade acontece e podemos observar diversos mundos”, finaliza um transeunte.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.