Carine Corrêa

Complicada. É esta a situação atual de um dos cartões-postais de Rio Claro: o Jardim Público. ‘Quintal’ da Prefeitura de Rio Claro, a praça está tomada por moradores de rua, lixo, vandalismo e prostituição. Alguns dizem que o caminho do Jardim Público é tornar-se um local como a Praça da Sé em São Paulo, cujo espaço já virou moradia de mendigos e abrigo para usuários de drogas.

Mas quando o assunto envolve moradores de rua, Rosileire Ferreira defende que a situação é delicada. “Precisa tirá-los daqui e colocá-los em outros lugares. Não adianta retirar do Jardim Público como medida paliativa e deixar com que perambulem por outros locais. Assim o problema só será transferido para outro lugar”, observa a frequentadora.

Em outra oportunidade, o idoso Dirceu Cicotoste mencionou o forte odor principalmente próximo ao coreto. “Eu acredito que o Jardim Público está longe de ser seguro. Com certeza precisa de mais segurança, mais policiais e guardas. Já fui testemunha ocular de pessoas fazendo necessidades fisiológicas aqui na praça. É só passar que logo se sente o cheiro. Um absurdo!”.

Idoso dorme no banco do Jardim Público. Frequentadores pedem que as autoridades mudem atual cenário da praça central
Idoso dorme no banco do Jardim Público. Frequentadores pedem que as autoridades mudem atual cenário da praça central

Segurança

Recentemente, a Guarda Civil Municipal informou que uma das novas viaturas da corporação permanecerá fixa em frente ao coreto a partir do início de março. A informação foi passada durante a exposição das quatro novas viaturas da GCM, que aconteceu na praça na última sexta-feira (19).

“A Secretaria Municipal de Segurança explica que, com a ampliação da frota da corporação, que está ganhando quatro novas viaturas, será possível aumentar a presença da Guarda Civil na região central”, disse ainda na oportunidade a Secretaria de Segurança do município via assessoria de imprensa. Vale lembrar que uma base móvel da Polícia Militar fica durante o dia no outro lado do Jardim Público.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.