Jovem Pan News

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) irão se enfrentar no segundo turno das eleições presidenciais, em 28 de outubro. O candidato do PSL teve um total de 47% do votos válidos, o que representa cerca de 48 milhões de eleitores. Enquanto o petista ficou com 28%, o que representa 28 milhões de votos.

O resultado segue a tendência apresentada nas últimas pesquisas de intenção de voto de que Bolsonaro não conseguiria a quantidade necessária de votos para ser eleito ainda no primeiro turno. Para que isso acontecesse, o candidato do PSL precisaria de 50% dos votos válidos mais um, pelo menos. Já Haddad garantiu a vaga no segundo turno mesmo estando em movimento de queda nos últimos dias, uma vez que Ciro Gomes (PDT) não conseguiu crescer o suficiente para tirá-lo do pleito.

Durante toda a campanha, Bolsonaro liderou as pesquisas e ainda teve um crescimento na reta final. O candidato do PSL só não aparecia em primeiro nos levantamentos enquanto o ex-presidente Lula ainda era candidato. Por outro lado, Haddad cresceu depois de ter sido confirmado como o substituto, mas oscilou nos últimos dias.

Nas simulações de segundo turno divulgadas por Ibope e Datafolha neste sábado (6), Jair Bolsonaro e Fernando Haddad apareciam em empate técnico. Na pesquisa do Ibope, Bolsonaro tinha 45% das intenções de voto, contra 41% de Haddad. Já no Datafolha, o candidato do PSL tinha 43% e o do PT 41%. Ambas as pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais, o que justifica o empate técnico.

O segundo turno das eleições presidenciais e estaduais, nos estados onde os governadores não foram eleitos no primeiro turno, acontece em todo o Brasil no dia 28 de outubro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.