Gestora da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade orienta sobre a presença de jacarés no local 

Lucas Calore

O jacaré-do-papo-amarelo voltou a ser flagrado nos últimos dias no lago da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena) pelos frequentadores da unidade de conservação. O fotógrafo Filippo Ferrari esteve no local com amigos, quando visualizou o animal. Ele gravou um vídeo em que mostra outro visitante chamando a atenção do jacaré. O animal avançou para fora da água e quase encosta na mão do homem. O vídeo, publicado nas redes sociais, já tem milhares de visualizações.

“Eu falei para ele não mexer com o bicho. Fiquei receoso em publicar a gravação, mas postei para alertar o pessoal, principalmente quem tem criança pequena”, explica. O vídeo pode ser conferido no endereço www.facebook.com/ferrarifotografia.

Gestora da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade orienta sobre a presença de jacarés no local 
Gestora da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade orienta sobre a presença de jacarés no local

Cuidados

A reportagem do JC entrou em contato com a Fundação Florestal, que faz a gestão do antigo Horto de Rio Claro. Em nota, Fundação Florestal informa que a espécie encontrada no lago é uma espécie nativa, habitando uma variedade de ambientes como pântanos, charcos, rios e riachos, desde a Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Não existem estudos conclusivos sobre a quantidade de indivíduos no lago da Feena, mas, conforme matéria veiculada no JC em julho de 2014, ao menos três jacarés já foram vistos no local. A primeira vez que eles foram observados ocorreu em 2012.

“A tendência natural do animal é a de buscar refúgio diante da aproximação humana. Os visitantes da Feena são orientados a não interagir, nem alimentar nenhum tipo de animal, inclusive os jacarés. A orientação é para manter distância, respeitando seu espaço na natureza”, alerta em nota a assessoria da Fundação para a reportagem do Jornal Cidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.