Itaqueri promove festa de Nossa Srª da Conceição 

117

Vivian Guilherme

O pequeno vilarejo de Itaqueri da Serra, hoje distrito de Itirapina, realiza festividades neste domingo (11), em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A Santa Missa começa às 10h30 e, na sequência, haverá almoço com música ao vivo, serviço de bar e leilão de gado.

Fundada em 1852, a Capela de Nossa Senhora da Conceição da Serra mantém grande parte das características originais, com vários detalhes conservados. O destaque fica para a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é de origem portuguesa e esculpida em madeira, ainda conservada em um altar no Santuário.

Fundado em 1852, o Santuário de N. Srª da Conceição preserva grande parte dos atributos originais
Fundado em 1852, o Santuário de N. Srª da Conceição preserva grande parte dos atributos originais

Moradores do local lembram que havia uma disputa pela santa, pois antigamente existiam Itaqueri da Serra e Itaqueri de Baixo (hoje, Itirapina), e os relatos contam que à noite as pessoas de Itaqueri de Baixo vinham e roubavam a santa e, no outro dia, vinham os de cima e a levavam de volta. A disputa somente teve fim quando foi feita uma capela, onde fica até hoje.

O Distrito de Itaqueri fica a cerca de 30 quilômetros do Centro de Itirapina. O vilarejo possui uma rua e poucas casas, mas abriga inúmeras histórias.

 

1 COMENTÁRIO

Qual sua opinião? Deixe um comentário: