A italiana Emma, de 117 anos (Foto: Alessandro Grassani /NYTimes)

Estadão Conteúdo

A italiana Emma, de 117 anos (Foto: Alessandro Grassani /NYTimes)
A italiana Emma, de 117 anos (Foto: Alessandro Grassani /NYTimes)

Uma mulher da Itália, Emma Morano, é considerada a mais idosa do mundo e festejou nessa terça-feira (29) seus 117 anos soprando todas as velas de seu bolo. A idosa recebeu felicitações do presidente italiano e a visita de duas sobrinhas, nesta manhã. Além disso, respondeu a perguntas dos jornalistas e aceitou alguns presentes, como biscoitos.

Após assoprar as velas do bolo, não uma para cada ano vivido, mas sim três números que mostravam 117, ela brincou: “Espero não ter que cortá-lo.”

Emma disse a seu médico, Carlos Bava, sentir-se feliz ao completar 117 anos. “Quem diria”, disse o médico. “Quando você era jovem, diziam que era frágil e doente”, comentou o doutor. “Sim, sim”, respondeu ela.

À tarde, a mulher teve outra festa, com bolo e a visita do prefeito. Emma aparentemente é a única pessoa do mundo nascida na década de 1880 e, em maio, passou a ser considerada a pessoa mais idosa no mundo.

A Itália é conhecida por seus centenários, muitos dos quais vivem na ilha da Sardenha, e os gerontologistas estudam Emma e outras pessoas maiores de 105 anos para tentar descobrir o segredo de sua longevidade. Bava disse que o segredo de Emma é sua composição genética “e nada mais”. Fonte: Associated Press.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.