Contribuintes de Rio Claro já podem pagar a parcela única ou a primeira parcela do IPTU 2021, que vencem no dia 26 de fevereiro. O site da prefeitura disponibiliza as guias para pagamento na rede bancária credenciada. O município oferece essa alternativa rápida e prática para que não seja necessário esperar a entrega dos carnês, que estão sendo confeccionados e serão entregues pelos Correios. Ainda não há data para o início da entrega dos carnês.

“Imprimir os arnês é uma oportunidade das pessoas se anteciparem a esse compromisso”, resume a secretária municipal interina de Economia e Finanças, Andréia Pazato. “Quanto mais cedo, maior a chance de pagar o IPTU sem risco de aglomerações neste período de pandemia”, acrescenta, lembrando que a parcela única dá desconto de 10% no valor total do carnê, quando paga em dia. Nos parcelamentos, a prefeitura dá 3% de desconto em cada parcela paga no prazo.

Para acessar online as guias de pagamento, basta entrar no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). O link está no alto da página, à direita. Deve-se inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados nos carnês de IPTU de anos anteriores. Em seguida, basta escolher entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada.

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e também nos serviços de internet banking ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Carnês

O município está providenciando cerca de 110 mil carnês do IPTU 2021. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 3,6147%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2019 e setembro de 2020 de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.