Contribuintes são atendidos nos guichês do Atende Fácil, que fica na Avenida 2, entre as ruas 2 e 3, Centro

Ednéia Silva

Os contribuintes de Rio Claro vão pagar 9,49% mais caro pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no próximo ano. Este será o percentual de reajuste do IPTU referente à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período de outubro de 2014 a setembro de 2015.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a previsão é que a entrega dos carnês comece em janeiro. Não foram divulgados datas e prazos de vencimento do imposto.

Em Santa Gertrudes, a prefeitura ainda não começou a confeccionar os carnês do IPTU, conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa. De acordo com o órgão, o índice de reajuste que será aplicado ao imposto também não foi definido, já que a administração municipal aguarda a definição do índice do IPCA, que está em 9,62%.

Contribuintes são atendidos nos guichês do Atende Fácil, que fica na Avenida 2, entre as ruas 2 e 3, Centro
Contribuintes são atendidos nos guichês do Atende Fácil, que fica na Avenida 2, entre as ruas 2 e 3, Centro

A prefeitura informou que o pagamento do IPTU será realizado nos mesmos moldes do que foi feito neste ano. O pagamento da cota única terá 10% de desconto sobre o valor do imposto. A data de vencimento está prevista para o dia 10 de março de 2016. O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado terá o valor dividido em dez vezes.

A assessoria conclui dizendo que a rede bancária e as casas lotéricas estão habilitadas a receber o IPTU deste ano até a data do vencimento.

PID 2015

Quem está inadimplente com a Prefeitura de Rio Claro e com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e ainda não renegociou a dívida tem até o dia 21 de dezembro para aproveitar os descontos de até 100% oferecidos pelo PID (Programa de Pagamento Incentivado da Dívida Ativa). A isenção de 100% é concedida para quem faz o pagamento da dívida à vista ou parcelado em até três vezes, desde que a primeira parcela seja paga até o dia 21 de dezembro.

Quanto maior o número de parcelas, menor será o percentual de desconto concedido. A prefeitura informa que “quem parcelar de quatro a 12 vezes tem 80% de desconto. De 13 a 24 parcelas o desconto é de 70%. Os parcelamentos feitos de 25 a 40 vezes rendem desconto de 60%. Já quem dividir o pagamento de 41 a 60 vezes tem 40% de desconto”.

As negociações das dívidas com a prefeitura devem ser feitas no Atende Fácil que fica na Avenida 2, entre as ruas 2 e 3, Centro. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Os débitos com o Daae devem ser renegociados na sede da autarquia, localizada na Avenida 8-A, número 360, no bairro Cidade Nova. O atendimento acontece das 8 às 14 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%