O IPRC é responsável por gerenciar os recursos da aposentadoria do servidor público municipal estatutário

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O Instituto de Previdência de Rio Claro (IPRC) evitou nessa segunda-feira (1º) divulgar as informações dos dois candidatos que concorrem para assumir a autarquia para o quadriênio 2016/2020. Por mais uma vez, utilizando o argumento de que o procedimento só acontecerá após publicação dos nomes em portaria, o IPRC deixou os nomes dos interessados em sigilo.

Dos dois nomes, um é o do atual superintendente Lineu Viana, que busca reeleição após a legislação municipal ser alterada pelo prefeito Du Altimari (PMDB) em dezembro passado. Anteriormente, a reeleição era proibida para a função.

“Olha, dois candidatos foram homologados, eu não posso divulgar até porque sou candidato também. Entre em contato com o presidente da Comissão Eleitoral, o Ricardo Gaioto, que ele vai te falar quem são os candidatos”, disse Lineu.

O IPRC é responsável por gerenciar os recursos da aposentadoria do servidor público municipal estatutário
O IPRC é responsável por gerenciar os recursos da aposentadoria do servidor público municipal estatutário

A Coluna entrou em contato com o setor de licitação onde o servidor está lotado e foi informado de que “de segunda-feira, ele fica na Sepladema”, lá, a informação era que, após uma reunião a portas fechadas, ele teria ido embora do recinto sem dizer para onde iria.

Sem a informação oficial, como pedem as regras que exigem transparência no setor público, a Coluna apurou que o outro candidato está lotado na Secretaria Municipal de Finanças, uma mulher que já teria desempenhado função no governo anterior.

A eleição para a superintendência ocorre no dia 11, o voto é facultativo e não é necessário quórum. Com isso, o superintendente pode ser eleito com apenas um voto. Dos três mais votados, o prefeito escolherá um.

Após este processo, ocorrerá a eleição para preenchimento dos chamados Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo da instituição. Nestes órgãos, a quantidade de conselheiros foi dilatada também por intervenção de Altimari.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.