Self-service foi implantado nas escolas municipais para diminuir desperdício

Divulgação

Self-service foi implantado nas escolas municipais para diminuir desperdício
Self-service foi implantado nas escolas municipais para diminuir desperdício

O Setor de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Ipeúna está implantando em todas as escolas do município, o sistema de self-service no horário das refeições. O objetivo do projeto é fazer com que as crianças ganhem autonomia na hora de colocar a comida no prato e passem a “dosar” a quantidade necessária para a alimentação, sem desperdícios, além de garantir uma alimentação mais saudável.

De acordo com a nutricionista Thaís Dias Rogério, antes da chegada dos balcões, o sistema foi testado no ano passado, nas próprias travessas em que era servida a merenda. “Logo no meio do ano, observamos a diminuição de cerca de 80% no desperdício. É uma grande satisfação para nós ver que não sobra comida no prato, já que era uma tristeza ver a comida preparada com tanto carinho não sendo aproveitada. Agora, a criança se servirá, escolhendo o que quer comer e colocando o suficiente para saciar sua fome”, afirma.

Thaís afirma ainda que outra vantagem é que com os balcões, tanto o quente quanto o refrigerado, a comida fica na temperatura recomendada pela Vigilância Sanitária, dentro das normas. “Já as refresqueiras mantém o suco ou o chá gelado na medida para o tempo em que forem servidos. Outra novidade é que na refresqueira, não há risco de decantar a popa do suco”, observa.

Na última semana, as merendeiras passaram por um treinamento para aprender a manusear os equipamentos e aferir a temperatura diária de todos os equipamentos através de termômetro. Diariamente, são servidas aproximadamente 10 mil refeições por dia nas escolas, entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, lanche da noite e jantar.

De acordo com a nutricionista, o cardápio escolar é elaborado seguindo os padrões recomendados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), observando a aceitação dos alunos e sempre seguindo a safra dos hortifrutis. “A merenda escolar no município chega a suprir mais de 75% dos nutrientes diários recomendáveis”, explica a nutricionista.

No cardápio predominam frutas, hortaliças, legumes, leite, cereais, carne, peixes e ovos. “A preferência é sempre pelos produtos de época, que são mais saudáveis. Doces, só os pudins – ricos em vitaminas e minerais e preparados à base de leite em pó -, bolos nutritivos, iogurte de fruta e barrinha de cereais, além de cardápio diferenciado em datas especiais”, explica a nutricionista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.