Vivian Guilherme

No último dia 27 de agosto, a Folha de S.Paulo divulgou um levantamento inédito, o Ranking de Eficiência Municipal (REM-F), que leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Segundo a avaliação, o município de Ipeúna é o mais bem colocado da região, figurando em quarto lugar no comparativo estadual e 12º no comparativo nacional. Em uma escala de zero a um, em que zero é ineficiência e um eficiência máxima, Ipeúna levou nota 0,62, acima da média nacional, o que significa que Ipeúna entrega mais saúde, educação e saneamento básico, gastando menos recursos.

O destaque do município é a saúde, a nota de Ipeúna para o setor foi 0,798 – a média nacional é de 0,500. Foi avaliada a existência de 4,3 médicos para cada mil moradores e a cobertura de 100% na Atenção Básica de Saúde. Para o prefeito Ildebran Prata, os resultados da pesquisa da Folha de S.Paulo refletem o compromisso firmado com o município ao longo de 26 anos de trabalho árduo.

Santa Gertrudes é a segunda mais bem colocada na região, mas figura somente na colocação de número 253. Em termos de saneamento, a cidade está com nota melhor que Ipeúna, com 0,98. E, apesar de também apresentar 100% da cobertura na saúde básica, possui apenas 2,1 médicos para cada mil habitantes.

Cordeirópolis aparece na posição 788, com nota total de 0,521. No quesito educação, o município se destaca com nota 0,78, a maior da região. Segundo a pesquisa, frequentam a escola 40% das crianças entre 0 e três anos; e 100% das crianças entre quatro e cinco anos.

Em 845º lugar está Corumbataí, com nota geral 0,518. É a cidade com a pior nota da região no quesito saneamento, com 0,667. Entretanto, apresenta bons números na saúde e educação, são 3,5 médicos para cada mil moradores.

Analândia figura em 957º, com nota 0,513. Em todos os índices aparece acima da média nacional. Analândia como Corumbataí são as cidades com o maior número de funcionários públicos.

A próxima cidade da região aparece somente na 1.574ª posição, o município de Itirapina, com nota 0,490. Somente Itirapina e Rio Claro saem da escala ‘eficiência’, da qual os outros municípios da região participam, e fazem parte da escala ‘alguma eficiência’. Itirapina se apresenta com nota abaixo da média no quesito saúde, apenas 1,5 médico por mil habitantes e apenas 52% da cobertura por equipes de atenção básica.

Rio Claro aparece somente na 1.665ª colocação e nota 0,487. O quesito saúde é o mais baixo da região e abaixo da média nacional, com nota 0,256. A cobertura por equipes de atenção básica chega somente a 39% e um médico para cada mil habitantes. Entretanto em educação a avaliação fica acima da média, com 0,717e 94% das crianças entre quatro e cinco anos frequentando a escola.

Funcionários públicos municipais

O REM-F revela que, quanto maior o percentual de aumento do número servidores entre 2004 e 2014, pior a eficácia das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento. Analândia e Corumbataí são os municípios da região com o maior número de funcionários públicos, são 6,7 servidores para cada 100 habitantes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.